A Ciência Aberta é a atividade científica realizada de modo aberto, colaborativo e transparente, facilitando a partilha e a comunicação dos processos e resultados (dados, publicações e outros).
Este novo modo de realizar a investigação, que se aplica a todos os domínios do conhecimento, desde as ciências fundamentais até às ciências sociais e humanidades, tem vindo a ser promovido por governos decisores políticos e entidades financiadoras de todo o mundo, para maximizar o retorno do investimento na ciência, tornando-a mais eficiente, através de uma melhor partilha de recursos, mais fiável, através de um melhor controlo de qualidade, e mais atenta às necessidades da sociedade.
Por tudo isto, a Ciência Aberta é um dos pilares do novo programa Horizonte Europa e um número crescente de universidades e outras organizações que realizam investigação, tem vindo a adotar políticas e práticas de Ciência Aberta.
A Universidade do Minho foi pioneira no Acesso Aberto às publicações e tem vindo a alargar a sua estratégia e intervenção para outras dimensões da Ciência Aberta. Estas páginas pretendem reunir informação relevante sobre o envolvimento, as atividades e os serviços da UMinho neste domínio.