A formação para a prática da Ciência Aberta assume especial relevância e é uma forte aposta na UMinho, desde a publicação em acesso aberto, o auto-arquivo de publicações em repositório, até a publicação e gestão de dados, elaboração de planos de gestão de dados ou software de investigação aberto.
A UMinho, através dos seus Serviços de Documentação, oferece um conjunto de ações de capacitação para investigadores e alunos de pós-graduação dentro da Universidade em diferentes domínios da ciência aberta, e promove, periodicamente, a nível nacional e internacional, eventos de divulgação e formação sobre a implementação de práticas e políticas de ciência aberta.
Eventos periódicos promovidos para a comunidade académica da UMinho:
Programa de formação das Bibliotecas UMinho em Ciência Aberta:
Estão disponíveis materiais de suporte e orientação para a ciência aberta, tais como guias e boletins:
Open Science Café e formações a pedido na UMinho (ver calendário).
Entre os diversos Guias (in)formativos da USDB encontra alguns dedicados aos tópicos da ciência aberta, acompanhados de vídeo tutoriais, como:
Guia RepositóriUM: este guia visa informar o papel do Repositório Institucional da UMinho no acesso aberto à toda produção científica aqui produzida : dissertações de mestrado, teses de doutoramento, artigos de revistas científicas, comunicações a congressos, conferências e outros textos científicos. Apoia também a utilização e o depósito de publicações de toda a comunidade académica.
Guia do DataRepositóriUM: Encontra aqui as instruções, passo a passo, para utilizar o Repositório de Dados institucional da UMinho para partilhar, publicar e gerir dados de investigação gerados e recolhidos pela atividade dos investigadores e nas unidades de investigação da Universidade do Minho.
Essencial sobre Gestão de Dados de Investigação: este Guia (In)formativo fornece recursos relevantes para compreender o essencial da Gestão de Dados de Investigação. Visa colocar à disposição da comunidade académica da UMinho um leque de recursos que pretendem apoiar com mais clareza os processos de gestão de dados, não obstante a complexidade emergente deste tema.
Pode ainda consultar uma série de Boletins que versam sobre ferramentas do serviço ou temas específicos da ciência aberta:
Tabela_de_Boletins
Eventos anuais de âmbito nacional ou internacional promovidos pela UMinho em conjunto com outros parceiros institucionais:
Recursos de formação online para toda a comunidade:
|
MOOC "O Essencial da Gestão de Dados de Investigação": curso online promovido pela
Secretaria Geral da Educação e Ciência com desenvolvimento técnico dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho, disponibilizado na Plataforma NAU. Procura responder a várias necessidades de capacitação existentes no que respeita à gestão de dados de investigação. O curso "O Essencial da GDI" foca-se nos principais componentes para uma compreensão ampla e funcional dos processos associados à gestão de dados ao longo do ciclo de vida da investigação. |
|
FOSTER Open Science Toolkit: recurso de formação online que disponibiliza mais de dez cursos sobre a prática da ciência aberta, desenvolvido no âmbito do Projeto Europeu coordenador pelos Serviçso de Documentação da Universidade do Minho "FOSTER Plus - Fostering the practical implementation of Open Science in Horizon 2020 and beyond". |
 |
O Manual de Formação em Ciência Aberta do projeto FOSTER é um documento dedicado a providenciar conteúdos e instrumentos pedagógicos para a formação em diferentes tópicos da Ciência Aberta. Produzido no âmbito do projeto FOSTERplus, é um guia de formação de formadores já traduzido para língua portuguesa e que se destina a pessoal de apoio às atividades de investigação mas também a investigadores.
|
|
Este
Handbook tem como principal objetivo apoiar as instituições de ensino superior a implementar a formação sobre os princípios FAIR nos seus currículos e ensino, disponibilizando material prático, como modelos de planos de formação, informação de suporte, entre outros. Oferece informação prática para desenvolver novas atividades de ensino e formação que possam apoiar a adoção de competências de gestão de dados de investigação e de dados FAIR ao nível de licenciatura, mestrado e doutoramento. Resulta de um trabalho colaborativo coordenado pelo projeto FAIRsFAIR e que contou com a participação de 35 autores de 16 países, especialistas de diferentes áreas disciplinares.
|