Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Senado académico




Portal UMinho > PT > UMinho > Órgãos da universidade > Senado académico

 Senado académico


​O Senado Académico é o órgão consultivo que assegura a coesão da Universidade na prossecução da sua missão, cumprindo funções de coordenação, prospetiva e planeamento em matérias pedagógicas e científicas que ultrapassem o âmbito das unidades orgânicas. 

O Senado Académico funciona em plenário e em comissões especializadas, designadamente a comissão científica, a comissão pedagógica e a comissão de planeamento.
O Plenário do Senado t​em a seguinte composição: reitor (que preside), presidentes das unidades orgânicas, responsáveis dos conselhos pedagógicos das unidades orgânicas; presidente do Conselho Cultural, presidente da AAUM, administrador da Universidade, administrador dos Serviços de Ação Social,​ um estudante por cada Conselho Pedagógico das unidades orgânicas,​ três representantes dos professores e investigadores doutorados, três representantes dos estudantes, e dois representantes do pessoal não docente e não investigador.

Regulamento Eleitoral e Calendário Eleitoral para a Eleição dos Membros do Senado Académico

O Reitor da Universidade do Minho informa a comunidade académica que inicia no dia 31 de maio, o processo eleitoral para a eleição dos membros do Senado Académico da Universidade do Minho. O processo eleitoral será realizado com recurso ao sistema de votação eletrónica, cujo acesso é efetuado através do site https://evotum.uminho.pt/pt/, no qual poderão ser consultados os cadernos eleitorais provisórios. ​

Consulte, a seguir, o Regulamento Eleitoral e o Calendário Eleitoral​​ para a Eleição dos Membros do Senado Académico.​​​​