.png)
A Universidade cumpre a sua missão e prossegue os seus objetivos, baseada no respeito pela dignidade da pessoa humana e na sua promoção.
O Provedor Institucional, de acordo com o artigo 130.º dos Estatutos, tem como função promover os direitos do pessoal da Universidade, nos termos do seu regulamento.
A atividade do Provedor Institucional rege-se pelo Regulamento aprovado pelo Conselho Geral da Universidade do Minho, o qual foi publicado em Diário da República em 24 de maio de 2019.
Provedor Institucional: João Álvaro Carvalho
João Álvaro Carvalho nasceu em Braga em 1960. É Professor Catedrático da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM). Foi contemporâneo da criação da UMinho, tendo, no ano letivo 1978/1979, ingressado como estudante da Licenciatura em Engenharia de Produção – ramo Sistemas. Aí iniciou funções em 1983 como Assistente Estagiário, submetendo-se a provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica em dezembro de 1986. Entre 1988 e 1991 realizou estudos conducentes à obtenção do grau de Doutor no Institute of Science and Technology da University of Manchester (UMIST), no Reino Unido, tornando-se Catedrático em 2003.
Os seus interesses académicos centram-se no domínio dos Sistemas de Informação Organizacionais. Foi sob esta temática que realizou atividades de investigação e desenvolvimento, traduzidas no envolvimento em múltiplos projetos. Realizou diversas atividades de extensão, destacando-se ações de consultoria em empresas e instituições públicas, sendo membro de equipas de avaliação e acreditação de ciclos de estudos para a A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior e membro do conselho consultivo do GPTIC – entidade governamental de coordenação relacionado com as TI. Foi ainda membro fundador da APSI - Associação Portuguesa dos Sistemas de Informação.
Ao longo da sua carreira desempenhou diversas funções de gestão e assumiu diversos cargos institucionais. Foi presidente do primeiro Conselho de Escola da EEUM, presidente e vice-presidente da EEUM, membro da Assembleia e do Senado da UMinho, entre outras.
Documentos