Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Avaliações Externas




Portal UMinho > PT > Institucional > Qualidade > Avaliações Externas

 Avaliações Externas


A Universidade do Minho (UMinho) tem-se submetido, de forma regular, a exercícios de avaliação externa tanto de âmbito nacional, como internacional. 

No plano nacional inclui-se a avaliação de todos os cursos de Licenciatura pelo Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior (CNAVES), iniciada nos ciclos de avaliação de 1995-2000 e 2000-2005, bem como a participação no ciclo de avaliação/acreditação promovido pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), entre 2012 e 2016. 

A UMinho participou ainda, em regime voluntário, no exercício experimental da A3ES em 2012, de auditoria a sistemas internos de garantia da qualidade de Instituições de Ensino Superior, tendo o SIGAQ-UM sido certificado pela Agência pelo período de 6 anos, sem o estabelecimento de qualquer condição. 

No plano internacional, a UMinho submeteu-se voluntariamente à avaliação institucional pela Conferência de Reitores Europeus (CRE), em 1997, e pela European University Association (EUA, sucessora da CRE) em 2007, com um follow-up em 2009. 


​​​​​Avaliação Institucional pela EUA

​​​​A UMinho foi objeto de uma avaliação institucional pela European University Association (EUA), em 2007, por iniciativa da própria Universidade, no âmbito do Institutional Evaluation Programme da EUA. Na sequência da avaliação institucional realizada em 2007, a UMinho solicitou um follow-up dessa avaliação, que teve lugar em 2009.

Os relatórios de autoavaliação produzidos pela Universidade, bem como os relatórios de avaliação externa produzidos pela comissão de especialistas que visitou a Universidade, encontram-se disponíveis abaixo.


        '{"ListUrl":"/PT/uminho/Qualidade/Avaliacao-externa/RelatoriosEUA","PageSize":10,"DefaultOrderBy":"Title","DefaultOrderType":"Desc"}'
    

​​​​​Avaliação Institucional pela A3ES

​​​​A UMinho integrou o exercício de Avaliação Institucional, lançado pela A3ES.

A visita de auditoria decorreu em junho de 2018, e, por decisão do Conselho de Administração da Agência de 23 de julho de 2019, a UMinho foi acreditada pelo período de 6 anos.

        '{"ListUrl":"/PT/uminho/Qualidade/Avaliacao-externa/Docs","PageSize":10,"DefaultOrderBy":"Modified","DefaultOrderType":"Asc"}'
    

Acreditação dos Ciclos de Estudos pela A3ES

Todos os ciclos de estudos em funcionamento na UMinho foram objeto de acreditação preliminar (ciclos de estudos que se encontravam em funcionamento em 2010) ou de acreditação prévia (ciclos de estudos criados a partir de 2010) pela A3ES. 

Os ciclos de estudos têm vindo a ser sujeitos a um processo de avaliação/acreditação pela A3ES, nos termos fixados no regime jurídico da avaliação do ensino superior e das normas estabelecidas pela Agência, e registo na Direção-Geral do Ensino Superior (DGES). 

As deliberações relativas a acreditação de ciclos de estudos proferidas pela A3ES, bem como os relatórios de avaliação externa, nos casos em que já existam, podem ser consultadas na informação relativa a cada ciclo de estudos, na oferta educativa.

Certificação do SIGAQ-UM pela A3ES

A UMinho integrou o exercício piloto de certificação de sistemas internos de garantia da qualidade das instituições de ensino superior, lançado pela A3ES.

A visita de auditoria decorreu em outubro de 2012 e, por decisão do Conselho de Administração da Agência de 8 de janeiro de 2013, o Sistema Interno de Garantia da Qualidade (SIGAQ-UM) foi certificado pelo período de 6 anos.

Na sua apreciação, a Comissão de Avaliação Externa considerou que "o SIGAQ-UM apresenta todas as condições para contribuir para a melhoria contínua da qualidade da atividade da Universidade". Em termos de classificação, numa escala de 1 a 4, foi reconhecido o nível totalmente desenvolvido (4) no referente à definição e documentação da política institucional para a qualidade e aos mecanismos de recolha, análise e divulgação interna de informação, incluindo a abrangência e relevância da informação gerada, e o nível de desenvolvimento substancial (3) nas restantes 11 dimensões de análise.

O SIGAQ-UM, entretanto recertificado, possui uma dupla dimensão de apoio ao planeamento estratégico e promoção contínua da qualidade e de informação e prestação de contas à sociedade, incidindo sobre as diversas vertentes da missão institucional e restantes atividades da Universidade. Assim, a certificação do SIGAQ-UM constitui um "selo de garantia da qualidade" da UMinho.

Certificações ISO

Quando, complementarmente à avaliação e acreditação das IES exercida pela A3ES, os serviços prestados pelas Unidades da UMinho beneficiam ou estão sujeitos à obrigatoriedade de obtenção de certificação externa por organismo legalmente reconhecido, estas certificações e correspondentes processos organizacionais internos são considerados parte integrante do SIGAQ-UM.

Na UMinho, atualmente, encontram-se certificadas no âmbito da Norma NP EN ISO 9001:2015 a Unidade de Serviços de Documentação e Bibliotecas e a Unidade de Serviços de Gestão Académica.

  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2021