A Universidade do Minho (UMinho) tem-se submetido, de forma regular, a exercícios de avaliação externa tanto de âmbito nacional, como internacional.
No plano nacional inclui-se a avaliação de todos os cursos de Licenciatura pelo Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior (CNAVES), iniciada nos ciclos de avaliação de 1995-2000 e 2000-2005, bem como a participação no ciclo de avaliação/acreditação promovido pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), entre 2012 e 2016.
A UMinho participou ainda, em regime voluntário, no exercício experimental da A3ES em 2012, de auditoria a sistemas internos de garantia da qualidade de Instituições de Ensino Superior, tendo o SIGAQ-UM sido certificado pela Agência pelo período de 6 anos, sem o estabelecimento de qualquer condição.
No plano internacional, a UMinho submeteu-se voluntariamente à avaliação institucional pela Conferência de Reitores Europeus (CRE), em 1997, e pela European University Association (EUA, sucessora da CRE) em 2007, com um follow-up em 2009.
Avaliação Institucional pela EUA
A UMinho foi objeto de uma avaliação institucional pela European University Association (EUA), em 2007, por iniciativa da própria Universidade, no âmbito do Institutional Evaluation Programme da EUA. Na sequência da avaliação institucional realizada em 2007, a UMinho solicitou um follow-up dessa avaliação, que teve lugar em 2009.
Os relatórios de autoavaliação produzidos pela Universidade, bem como os relatórios de avaliação externa produzidos pela comissão de especialistas que visitou a Universidade, encontram-se disponíveis abaixo.