Produção Científica

Portal UMinho > PT > Investigação > Produção Científica

Produção Científica

Assumindo-se como uma universidade de investigação, a UMinho tem vindo a aumentar a sua produção científica, publicando anualmente vários milhares de artigos em revistas cientificas, artigos e outras contribuições em conferências e congressos científicos, livros e capítulos de livros, e outro tipo de publicações.

Nos últimos anos, do conjunto da sua produção científica, cerca de 2.000 publicações são referenciadas anualmente nas bases de dados ISI Web of Science (WoS) e/ou Scopus. A contribuição da UMinho para a produção nacional foi de 9% na base de dados Scopus e de 8% na ISI WoS, registando uma taxa média de crescimento anual de cerca de 15%, superior à média nacional (11%).

​Uma percentagem crescente da produção científica encontra.se reunida no RepositóriUM, estando na sua maioria disponível em acesso aberto.

RepositóriUM

​​​​​​O Reposit​óriUM, é o repositório institucional da Universidade do Minho e reúne um número crescente das publicações científicas e académicas produzidas na instituição. A maioria das publicações no Repo​sitóriUM estão disponíveis para consulta, por qualquer pessoa, em acesso aberto.