Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Siga a UMinho > Detalhe do evento

 Detalhe do evento

Voltar

Comemorações do 36º Aniversário da Universidade do Minho

Fotos
Imagem
quarta-feira, 17/02/2010
Salão Medieval da Reitoria da UMinho, Largo do Paço
Imagem
A UMinho comemorou, no dia 17 de Fevereiro, o 36.º aniversário. A Cerimónia Solene Comemorativa da data decorreu pelas 11h00 e contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago. Durante a cerimónia foram assinados cinco protocolos entre a UMinho e diversas Instituições. Foi ainda entregue o Prémio de Mérito à Investigação.
As Instituições com as quais a Universidade formalizou parcerias foram as seguintes:
. Laboratório de Instrumentação e Física Experimental e de Partículas
· Laboratório Internacional de Nanotecnologia
· Câmara Municipal de Braga
· Fundação Cidade de Guimarães
· Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Contrato de Confiança

Intervieram na Sessão, o Reitor da Universidade do Minho, António Magalhães Cunha, o Presidente da Associação Académica, Luís Rodrigues, e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago.

A Oração de Sapiência, intitulada Preservar o passado, construir o futuro: da teoria à prática, foi proferida pelo Professor Doutor Paulo Lourenço, da Escola de Engenharia.

Posteriormente, foi entregue ao Professor Doutor Rui Reis o Prémio de Mérito à Investigação, implementado na Universidade do Minho, pela primeira vez em 2009.

Seguiu-se a entrega dos Prémios Escolares, das Cartas Doutorais aos novos Doutores da UMinho e das Medalha da Universidade do Minho aos funcionários mais antigos.

As peças musicais foram interpretadas pelo Coro Académico da Universidade do Minho, acompanhado pelo Quinteto de Metais, com a Direcção do Maestro Rui Paulo Teixeira.

O programa do 36º aniversário da UMinho previu também um conjunto de actividades paralelas, nomeadamente a realização, em colaboração com a Associação Académica da UMinho, de várias apresentações musicais em espaços públicos das cidades de Braga (Estação da CP, Mercado Municipal, Arcada e Braga Parque) e de Guimarães (nas ruas adjacentes às Praças da Oliveira e de Santiago).

Numa iniciativa conjunta da Reitoria com os Serviços de Acção Social e as Associações Académica e de Funcionários da UMinho, foi também distribuído bolo de aniversário a toda a comunidade académica nas cantinas dos Campi da Universidade, em Braga e Guimarães, na cantina da Residência Universitária de Sta. Tecla e na cantina do edifício dos Congregados.

Na noite do dia 17, pelas 21h30, teve lugar, também no Salão Medieval da Reitoria, um Concerto Comemorativo do Aniversário da Instituição, pela Orquestra de Câmara do Minho e alunos da Licenciatura em Música, com o maestro Toby Hoffman e o violinista Ilya Grubert.

Suite para cordas e percussão de Jean Sibelius; Concerto para violino e orquestra em Ré Maior de I. Tschaikowsky; Sinfonia nº 7 em Lá Maior de Beethoven.
Entrada Livre.

Este concerto repete-se dia 18 de Fevereiro, à mesma hora, na Igreja de São Francisco, em Guimarães, associando-se ao mesmo a Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.

​​​​​​​​​​​​ ​​Nome do documento
​​​​​​​​   Programa das Comemorações do 36.º aniversário da Universidade do Minho
​​​​​​​​   Discurso do Reitor da Universidade do Minho, Prof. Doutor António Cunha
​​​​​​​​   Discurso do Presidente da Associação Académica da Universidade do Minho
​​​​​​​​   Resumos dos Protocolos de Cooperação Celebrados
​​​​​​​​   Oração de Sapiência - Prof. Doutor Paulo Lourenço
​​​​​​​​   Nota Biográfica - Prof. Doutor Rui Reis
​​​​​​​​   Fotos
​​​​​​​​   Fotos II
​​​​​​​​   Fotos III
​​​​​​​​   Slide show da Cerimónia
​​​​​​​​   Slide show com momentos diversos do 36º Aniversário da UMinho
Universidade do Minho
Gabinete de Protocolo
Telef.: 253 60 11 39
E-mail: gp@reitoria.uminho.pt
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2021