Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Siga a UMinho > Detalhe do evento

 Detalhe do evento

Voltar

Festival de Outono da Universidade do Minho

Fotos
Cartaz
Poster
Programa
Banner
Logo
Programa-resumo
Yanan - Música Tradicional Chinesa
Quarteto de Cordas da Real Filarmónica da Galiza
Trio Marcelo dos Reis + Tiago Morais Morgado + Sérgio Tavares
The Legendary Tiger Man
Dead Combo
Kumpania Algazarra
Valter Lobo
Mazgani
Orquestra da Universidade do Minho
Orquestra da UMinho
Lu Yanan
Tertúlia 2Share
Mazgani
Dead Combo
The Legendary Tigerman
The Legendary Tigerman
Valter Lobo
After-party
Mapa
28/09/2017 - 30/09/2017
Braga, Guimarães e Monção
Programa-resumo
O Conselho Cultural da Universidade do Minho e a Rádio Universitária do Minho apresentaram de 28 a 30 de setembro a oitava edição do Festival de Outono, com uma vintena de atividades, desde música, teatro, literatura, poesia, exposições, tertúlias e visitas guiadas. “Dead Combo”, “Mazgani” e “The Legendary Tigerman” foram alguns dos artistas convidados para esta iniciativa, que visou mostrar a dinâmica cultural em Braga e Guimarães, sobretudo para os novos estudantes da academia, no âmbito do Programa de Acolhimento.

O concerto de abertura, de entrada livre, foi na quinta-feira, às 21h30, com a Orquestra da UMinho, no salão medieval da Reitoria, no centro de Braga. Mais cedo, às 11h00, na cidade-berço, realizaram-se o teatro de sombras “E assim nasceu Guimarães”, no Museu Alberto Sampaio, e a “ Tertúlia 2Share”, às 16h00, na Praça da Oliveira. Pelas 18h00, os alunos de Teatro desta academia apresentaram a peça “Inserir Descrição”, no antigo Laboratório das Artes. Seguiu-se a atuação pelas ruas da banda “Kumpania Algazarra” e a projeção de um documentário sobre o património histórico e cultural vimaranense. De volta a Braga, o programa prosseguiu às 21h30, no Museu Nogueira da Silva (MNS), com uma viagem ao som de instrumentos tradicionais chineses, coordenado pela solista Lu Yanan.

Na sexta-feira, à mesma hora, realizou-se um concerto de jazz de improvisação contemporânea no MNS, a palestra “Outono Literário - Percursos da obra de…João Tordo” na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, também em Braga, e um espetáculo da Orquestra da UMinho no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães. A Reitoria da UMinho acolheu às 22h00 os concertos do cantor iraniano “Mazgani” e da banda portuguesa “Dead Combo”.

No sábado houve, às 17h00, um espetáculo de cordas a cargo da Real Filarmónica da Galiza e, às 21h30, a performance “Atribulações de um sonhador inveterado”, encenada por Armindo Cerqueira. A partir das 22h00 foi a vez de os artistas “Valter Lobo” e “The Legendary Tigerman” subirem ao palco do salão medieval da Reitoria. Os bilhetes para os concertos no Largo do Paço podiam ser adquiridos a partir de terça-feira, dia 19, nos gabinetes de Apoio ao Aluno, nos campi de Gualtar (Braga) e Azurém (Guimarães), bem como reservados através do email reservas@rum.pt.

O programa geral incluiu ainda visitas guiadas a espaços culturais de Braga, Guimarães e Monção, nomeadamente o MNS, a Biblioteca Pública e o Arquivo Distrital de Braga, as Termas do Alto da Cividade, o Museu dos Biscainhos, o Museu D. Diogo de Sousa, a Escola Velha da Sé, a Fonte do Ídolo, a Torre de Santiago, o Museu Arqueológico da Sociedade Martins Sarmento, o Paço dos Duques e o Museu Alberto Sampaio e a Casa Museu de Monção. As inscrições eram gratuitas e podiam ser feitas em ccultural@reitoria.uminho.pt.

Conciliar o património cultural com a criação contemporânea

O Festival de Outono conciliou aspetos do património cultural e artístico detido ou zelado pela UMinho, ligando-o com a história das duas cidades onde está sediada e à criação contemporânea. Para a presidente do Conselho Cultural da UMinho, Eduarda Keating, esta oitava edição revelou o crescimento e a maturidade do festival, sendo mais diversificado nas propostas, nos horários, nas temáticas e nas parcerias, como a Associação Académica da UMinho.

- Vídeo promocional (0m37s): www.youtube.com/watch?v=1eLd84vqflg
- Vídeo de resumo (2m17s): www.youtube.com/watch?v=2gejXbl40Mk
- Excerto da atuação da Orquestra da UMinho (7m27s): facebook.com/uminhooficial/videos/1491204854289099
- Fotos de concertos: www.facebook.com/radiorum/posts/10156708963555760

+Info: www.facebook.com/events/253838948459681, www.conselhocultural.uminho.pt, (+351)253601139 /11
www.cm-braga.pt/pt/1301/conhecer/agenda-sugestoes/item/item-1-6529, www.rum.pt/calendar/festival-de-outono-da-universidade-do-minho
​​​​​​​​​​​​ ​​Nome do documento
​​​​​​​​   Mapa.pdf
​​​​​​​​   Poster.pdf
​​​​​​​​   Programa.pdf
​​​​​​​​   Ficha de inscrição.pdf