Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Siga a UMinho > Detalhe do evento

 Detalhe do evento

Voltar

Ministro Manuel Heitor nos 25 anos do Centro de Computação Gráfica

Fotos
Chegada ao CCG (foto: Nuno Gonçalves)
Conversa à chegada (foto: Nuno Gonçalves)
Conversa à chegada (foto: Nuno Gonçalves)
Primeira fila do auditório (foto: Nuno Gonçalves)
Ricardo Machado (foto: Nuno Gonçalves)
Ricardo Machado (foto: Nuno Gonçalves)
Luís Amaral (foto: Nuno Gonçalves)
Rui Vieira de Castro (foto: Nuno Gonçalves)
Manuel Heitor (foto: Nuno Gonçalves)
Manuel Heitor (foto: Nuno Gonçalves)
Distinção ao fundador José Luís Encarnação (foto: Nuno Gonçalves)
Performance (foto: Nuno Gonçalves)
Performance (foto: Nuno Gonçalves)
Livro comemorativo (foto: Nuno Gonçalves)
25 anos CCG
sábado, 03/11/2018
CCG, campus de Azurém, Guimarães
Manuel Heitor (foto: Nuno Gonçalves)
O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, participou a 23 de novembro nas comemorações do 25º aniversário do Centro de Computação Gráfica (CCG) da UMinho, no campus de Azurém, em Guimarães. A sessão solene iniciou às 17h30, com a presença do vice-reitor da UMinho para o Desenvolvimento Institucional, Ricardo Machado, que, enquanto coordenador científico do Laboratório em Engineering Process Maturity and Quality do CCG, falou sobre o futuro desta área.

Seguiram-se as intervenções dos cientistas Miguel Guevara, João Moutinho e Carlos Silva, a apresentação de um livro alusivo aos 25 anos do CCG e a atribuição dos Prémios Inovação - o Produto Inovador foi "Urban Probe”, da Neadvance Machine Vision SA, recebendo 50 horas de consultoria técnica; a Ideia Inovadora foi “Smileaccess”, da Adapt4you Lda, que recebeu 3000 euros e 30 horas de consultoria técnica.

A partir das 18h25 houve os discursos do ministro Manuel Heitor, do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, do fundador e do presidente do CCG, respetivamente José Luís Encarnação e Luís Amaral, e do presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança.

O programa comemorativo incluiu no dia anterior as Jornadas Tecnológicas, que reuniram mais de 20 oradores para refletir sobre vigilância criminal, visão e inteligência artificial, mobilidade sustentável, interação humano-computador e laboratórios vivos para a descarbonização de Braga. Na sexta-feira, antes da sessão solene, houve visitas guiadas aos laboratórios, apresentação de protótipos e palestras com representantes da Agência Nacional de Inovação, do Programa MIT Portugal, da TecMinho, entre outros.

Sobre o CCG


O CCG dedica-se à Investigação & Desenvolvimento nas áreas de computação gráfica, TIC e eletrónica. Nos seus feitos contam-se a criação dos primeiros sites da “Comboios de Portugal” e de um órgão de informação nacional (“JN”), do Oceanário Virtual da Expo’98, do projeto Macau Virtual, bem como de projetos como mesas multitoque, assistentes interativos para idosos, sistemas de reconhecimento facial e uma cabine de prova de roupa virtual. Os seus trabalhos foram distinguidos com o Prémio Descartes I.I. (Europa), o LAVAL Virtual (França) e na Conferência IPIN’15 (Canadá), entre outros. Os projetos têm tido múltiplos parceiros, desde a Disney ao Governo de África do Sul. O interface da UMinho é um agente incontornável na construção da sociedade de informação, do conhecimento e da inovação tecnológica, no contexto nacional e internacional.

- Vídeo promocional (1m42s): youtube.com/watch?v=baHTXaOUlHI
- Fotos (autoria: Nuno Gonçalves): www.dicas.sas.uminho.pt/big/academia/2018/25o-aniversario-do-centro-de-computacao-grafica

+Info: www.ccg.pt/category/25-anos, www.ccg.pt/25-anos-ccg-web-design, www.ccg.pt/premios-laval-ccg, www.ccg.pt/25-anos-ccg-expo-98, www.ccg.pt/ccg-celebrou-25-anos, www.ccg.pt/vencedores-premios-inovacao-ccg
​​​​​​​​​​​​ ​​Nome do documento
​​​​​​​​   Reportagem (2m53s).mp4
​​​​​​​​   Livro "CCG 25 Anos".pdf