Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Siga a UMinho > Detalhe do evento

 Detalhe do evento

Voltar

3º Encontro Eurorregional de Música e Artes Cénicas

Fotos
Foto: Luís Leite
Foto: Luís Leite
Foto: Luís Leite
Foto: Luís Leite
Foto: Luís Leite
Foto: Luís Leite
Foto: Luís Leite
Foto: Luís Leite
Foto: Luís Leite
Foto: Luís Leite
Foto: Luís Leite
Poster
20/10/2018 - 21/10/2018
Braga & Guimarães
Foto: Luís Leite
A Universidade do Minho organizou a 20 e 21 de outubro, em Braga e Guimarães, a terceira edição do Encontro Eurorregional de Música e Artes Cénicas - Música e Movimento Partilhados (MMP). Esta iniciativa da Fundação CEER - Centro de Estudos Euro-Regionais Galiza/Norte de Portugal contou no seu programa com cerca de vinte atividades ligadas à música, à dança e à poesia. A entrada foi livre.

O evento resultou de um projeto de cooperação que nasceu há três anos da necessidade de compartilhar a cultura e a atividade artística gerada nas seis universidades públicas do Norte de Portugal e Galiza – Minho, Porto, Trás-os-Montes e Alto Douro, Corunha, Santiago de Compostela e Vigo – e abrir, assim, um canal de difusão transfronteiriça para estabelecer e reforçar sinergias, incluindo no domínio da cultura. As duas primeiras edições tiveram lugar em Vila Real e Santiago de Compostela.

A abertura oficial desta terceira edição realizou-se no dia 20, às 15h15, no salão nobre da UMinho, no Largo do Paço, em Braga, com a presença do reitor Rui Vieira de Castro e da vice-reitora para a Cultura e Sociedade, Manuela Martins, além de Valerià Paül, em representação da Fundação CEER. Seguiu-se a atuação de várias tunas femininas, no âmbito do festival “Trovas”, e do iPUM - Percussão Universitária do Minho.

Os espetáculos ao ar livre estenderam-se até às 18h00 na Praça da República, ainda no centro de Braga, onde foi possível apreciar dança e música tradicionais galegas e folclore minhoto. A programação incluiu ainda, das 18h30 às 19h00, no salão medieval da UMinho, momentos de poesia, dança contemporânea e jazz com termografia, a cargo de grupos culturais das universidades de Trás-os-Montes e Alto Douro, Corunha e Porto, respetivamente.


Esta iniciativa prosseguiu no dia seguinte, a partir das 11h00, no Largo do Toural, em Guimarães, com a atuação de tunas e grupos de percussão e de música tradicional galega, estando também previsto de manhã, na Praça de Santiago, um recital de poesia e uma performance de dança contemporânea. Esta edição do MMP teve a colaboração dos municípios de Braga e Guimarães.

+Info:
fceer.org/index.php?pid=noticias&detalle=3309, facebook.com/events/1827708993950373
​​​​​​​​​​​​ ​​Nome do documento
​​​​​​​​   Programa.pdf
​​​​​​​​   Fotos de sábado (autor: Luís Leite)
​​​​​​​​   Fotos de domingo (autor: Luís Leite)
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2022