Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Siga a UMinho > Detalhe do evento

 Detalhe do evento

Voltar

Conferência Internacional Rendimento Básico: uma Ferramenta para uma Europa Social?

Fotos
Foto: RUM
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Rendimento Básico
24/01/2019 - 26/01/2019
Universidade do Minho
Rendimento Básico
Nos dias 24 a 26 de Janeiro de 2019 terá lugar na Universidade do Minho a Conferência Internacional "Rendimento Básico: uma Ferramenta para uma Europa Social?", organizada pelo Centro de Ética, Política e Sociedade (CEPS), em parceria com a Escola de Direito da Universidade do Minho, o Centro de Investigação em Justiça e Governação (JUSGOV), a Associação RBI, o Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, a Universidade do Porto e o Forum Demos, com o apoio institucional da Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus e do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

O Rendimento Básico é cada vez mais um tema relevante no debate em torno de alguns dos principais desafios dos estados sociais modernos. Na Europa, a discussão é acalentada pelo trabalho e ideias de investigadores, políticos e sociedade civil, que em conjunto refletem as oportunidades e desafios de uma medida como o Rendimento Básico.

É neste pano de fundo que acontece a Conferência Rendimento Básico: uma Ferramenta para uma Europa Social?, contando com a participação de especialistas internacionais sobre o tema, responsáveis políticos, representantes das instituições europeias e estudantes. A conferência terá lugar no auditório da Escola de Direito nos dias 24 e 25 de janeiro, e no Centro de Ética, Política e Sociedade, no dia 26 de janeiro.

A Conferência contará com a presença de alguns dos mais destacados intelectuais sobre o Rendimento Básico: o Professor Philippe Van Parijs (Bélgica), que publicou recentemente o livro: Basic Income: A Radical Proposal for a Free Society and a Sane Economy (Harvard University Press) e Jurgen De Wispelaere (Finlândia). Outros oradores principais serão: Jamie Cooke (Escócia), Stuart White (Reino Unido), Evelyn L. Forget (Canadá), Roberto Merrill, Gonçalo Marcelo e João Sérgio Ribeiro (Portugal).

A Conferência contará ainda com representantes de governos e partidos políticos, nomeadamente: José António Vieira da Silva (Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social), Ana Carla Pereira (Head of Unit na Comissão Europeia, Sistemas de Proteção Social), Francisco Seixas da Costa (Embaixador, antigo Secretário de Estado dos Assuntos Europeus), Sofia Ribeiro (Deputada ao Parlamento Europeu, Partido Popular Europeu), João Pimenta Lopes (Deputado ao Parlamento Europeu, GUE/NGL), Miguel Pinto Luz (Vice-Presidente da Câmara de Cascais).

- Programa e mais informações AQUI.
- Fotos: www.dicas.sas.uminho.pt/big/academia/2019/conferencia-internacional-rendimento-basico

Inscrições
http://bit.ly/rendimento-basico


Contactos

Catarina Neves: ana.neves_2@hotmail.com
Roberto Merrill: roberto.merrill@ilch.uminho.pt
João Sérgio Ribeiro: jribeiro@direito.uminho.pt