Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Siga a UMinho > Detalhe do evento

 Detalhe do evento

Voltar

UMinho coordena estudo europeu sobre o impacto da pandemia no ensino da Optometria

Fotos
Optometria
José Manuel González-Méijome
EAOO
sexta-feira, 22/05/2020
Optometria
A Universidade do Minho lidera um estudo europeu para entender o impacto da atual pandemia no ensino da Optometria e alinhar estratégias futuras neste âmbito. O trabalho é liderado por José Manuel González-Méijome, professor catedrático da Área de Optometria e Ciências da Visão (OCV) do Departamento de Física da Escola de Ciências da UMinho, na qualidade de presidente do Comité Educacional da Academia Europeia de Optometria e Ótica (EAOO).
Foi já realizado um estudo-piloto a responsáveis de dez instituições de sete países, que está agora a ser alargado a mais de 50 instituições de ensino superior de 30 países europeus e países associados que lecionam licenciaturas, mestrados e/ou doutoramentos neste ramo. Os resultados do questionário vão ser apresentados em meados de junho, na reunião do “Grupo de Interesse Especial” da EAOO.

O ensino da Optometria e Ciências da Visão é um caso paradigmático. Inclui na sua matriz curricular uma forte componente de ciência fundamental, combinada com o treino clínico que prepara os estudantes para prestar cuidados primários da saúde da visão em óticas, hospitais, consultórios e, ainda, empresas nacionais e multinacionais ligadas a dispositivos de correção visual por meios óticos ou cirúrgicos.

“A transmissão do nosso conhecimento em contexto clínico nesta conjuntura é um grande desafio, tal como sucede na Psicologia, na Enfermagem ou na Medicina. Esperamos que este estudo promova a partilha, coerência e coordenação das melhores práticas pedagógicas a nível europeu”, refere José González-Méijome.

A Universidade do Minho é a única instituição de ensino superior em Portugal que oferece os três ciclos de estudo nesta especialidade. A sua Área Disciplinar de OCV foi também pioneira nas novas modalidades de ensino à distância na UMinho desde 2015, uma experiência decisiva para enfrentar o contexto do ensino em tempos de Covid-19.

A UMinho já formou quase dois terços dos optometristas em Portugal desde 1988. Destaca-se também pela organização anual do Congresso Internacional de Optometria e Ciências da Visão desde 2004, pelas centenas de publicações em revistas científicas de referência e por vários prémios internacionais na área. O seu Centro de Física, considerado “Muito Bom” pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e o Laboratório de Investigação em Optometria Clínica e Experimental (CEORLab) lideram projetos apoiados pela tutela, pela União Europeia e por empresas portuguesas e multinacionais, como a Essilor. Controlar a miopia das crianças, criar lentes para daltónicos e aprimorar a visão de futebolistas e árbitros são alguns dos trabalhos desenvolvidos.

+Info: eaoo.info/education-committee, www.fisica.uminho.pt, ceorlab.wixsite.com/ceorlab
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2021