Poderá estar a tentar aceder a este site a partir de um browser protegido no servidor. Active os scripts e carregue novamente a página.
Ativar o modo mais acessível
Desativar o modo mais acessível
Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Desativar Animações
Ativar Animações
Portal UMinho
Iniciar sessão
Seguir
UMinho
Ensino
Investigação
Vida e Bem-Estar
50 Anos UMinho
Detalhe do evento
EN
O seu browser parece não ter o JavaScript ativado. Ative o JavaScript e tente novamente.
O seu browser parece não ter o JavaScript ativado. Ative o JavaScript e tente novamente.
UMinho
Informação Institucional
Missão
Estatutos
Historia
Factos e Números
Planos, relatórios e regulamentos
Símbolos e Hino
Bandeira
Brasão
Hino
Identidade Gráfica
Sinfonia
Órgãos e Unidades
Conselho de Curadores
Conselho geral
Reitor
Equipa Reitoral
Galeria de Reitores
Conselho de gestão
Senado académico
Conselho cultural
Prémio Victor de Sá
Aviso-Edital
Vencedores
Conselho de Presidentes de Unidades Orgânicas
Conselho disciplinar
Conselho de Ética
Provedoria
Provedor do Estudante
Provedor Institucional
Unidades Orgânicas de Ensino e Investigação
Escola de Arquitetura (EA)
Escola de Ciências (EC)
Escola de Direito (ED)
Escola de Economia e Gestão (EEG)
Escola de Engenharia (EEng)
Escola de Medicina (EMed)
Escola de Psicologia (EPsi)
Escola Superior de Enfermagem (ESE)
Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Instituto de Educação (IE)
Instituto de Investigação I3Bs (I3Bs)
Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH)
Unidades de Serviços
Serviços da Reitoria
Gabinete de Assessoria Jurídica (GAJ)
Gabinete de Avaliação e Auditoria Interna (GAAI)
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)
Gabinete de Processos Académicos (GPA)
Gabinete de Projetos Especiais (GPE)
Núcleo de Acreditação e Catalogação de Cursos
Serviços de Apoio
Secretariado da Provedoria
Secretariado da Reitoria
Secretariado do Conselho Cultural
Secretariado do Conselho de Ética
Secretariado do Conselho de Gestão
Secretariado do Conselho Geral
Secretariado dos Órgãos de Consulta Presididos pelo Reitor
Serviços Especializados
Unidade de Serviços da Gestão dos Campi e Infraestruturas (USGCI)
Unidade de Serviços de Apoio à Internacionalização (USAI)
Unidade de Serviços de Apoio a Projetos de Investigação (USAPI)
Unidade de Serviços de Apoio às Atividades de Educação (USAAE)
Unidade de Serviços de Contratação Pública (USCP)
Unidade de Serviços de Documentação e Bibliotecas (USDB)
Unidade de Serviços de Gestão Académica (USGA)
Unidade de Serviços de Gestão e Acreditação da Qualidade (USGAQ)
Unidade de Serviços de Recursos Humanos (USRH)
Unidade de Serviços dos Sistemas de Informação e Comunicações (USSIC)
Unidade de Serviços Financeiro e Patrimonial (USFP)
Sustentabilidade
Internacionalização
Ensino a Distância
Programas de Mobilidade
Redes de Cooperação Internacional
Redes de Investigação Internacional
Qualidade
Avaliação externa
SIGAQ-UM
CA-SIGAQ
Eventos da Qualidade
EAQ'2019
EAQ'2020
EAQ'2022
Avaliação de Trabalhadores TAG
Comissão Paritária
Conselho Coordenador de Avaliação
Informação sobre biénios
QUAR UMinho
Ética
Código de Conduta Ética
Conselho de Ética
Comissões Especializadas
Proteção de Dados
Definições
Princípios da proteção de dados pessoais
Licitude do tratamento
Tratamento de categorias especiais de dados
Direitos dos titulares
Notificação de violação de dados pessoais ao DPO
Transferências para paises terceiros
Documentos de Apoio
Legislação
Ligações
Política de Privacidade Mobile
COVID-19
Ensino
Oferta Educativa
Cursos Conferentes a Grau
Licenciaturas e mestrados integrados
Mestrados
Doutoramentos
Cursos Não Conferentes a Grau
Ensino a distância
Formação especializada
Estudos avançados
Curso para maiores de 23 anos
Curso de preparação para estudantes internacionais
Outros cursos
Corpo docente
Estudantes UMinho
Serviços de Apoio à Aprendizagem
Serviços de Ação Social
Unidade de Serviços de Apoio à Internacionalização (USAI)
Unidade de Serviços de Apoio às Atividades de Educação (USAAE)
Unidade de Serviços de Documentação e Bibliotecas (USDB)
Unidade de Serviços de Gestão Académica (USGA)
Mentorias UMinho
Objetivos e Funcionamento
Mentores
Mentorandos
Testemunhos
Inscrições Mentorandos
Tutorias por pares
Objetivos
Investigação-ação
História
Tutores
Tutorandos
Funcionamento
Publicações
Testemunhos
Certificado e suplemento
Inscrições
Bolsas e Prémios Escolares
Bolsas de Estudo
Fundo Social de Emergência
Bolsas de Mérito Académico
Bolsas de Excelência
Outras Bolsas e Prémios Escolares
Portais de Apoio ao Estudante
Centro IDEA-UMinho
Bibliotecas Académicas
Colégio Doutoral UMinho
Estudante Internacional
Programas de Mobilidade
Mobilidade IN
Estudantes IN
Pessoal Docente e Não Docente
Mobilidade OUT
Estudantes OUT
Pessoal Docente e Não Docente
Cursos de Licenciaturas e Mestrados Integrados
Cursos de Mestrado e Doutoramento
Reconhecimento de Habilitações Estrangeiras
Vida nos Campi
Os Campi
Empregabilidade
Bolsa de Emprego
ObservatoriUM
Relatórios de Empregabilidade de Cursos da UMinho
Futuros estudantes
Programa de visitas
Programa O Melhor Estudante
Programa Verão no Campus
UPA - UMinho de Portas Abertas
Investigação
Unidades de I&D FCT
Ecossistema de Inovação
Patentes
Spin-Offs
Unidades de Interface
Ciência Aberta
UMinho Editora
Acesso Aberto a Publicações
Formação e Eventos
Gestão e Abertura de Dados
Infraestruturas e Serviços
Políticas de Ciência Aberta
Projetos Ciência Aberta na UMinho
Projetos de Investigação
Projetos I&D da UMinho
Dados estatísticos
Instrumentos e Ferramentas de Apoio
Questões Frequentes e Ligações Úteis
Unidade de Serviços de Apoio a Projetos de Investigação (USAPI)
Produção Científica
Prémio de Mérito Científico
Vida e Bem-Estar
Vida nos Campi
Custo de vida
Alojamento
Alimentação
Associações de estudantes
Núcleos de estudantes
Grupos culturais
Desporto
Os Campi
Descrição
Plantas
As Cidades
Braga
Galeria de fotos
Mapa
Roteiro turistico
Agenda
Guimarães
Galeria de fotos
Mapa
Roteiro turistico
Agenda
Espaços para Eventos
Cultura
Unidades culturais
Unidades Diferenciadas
Publicações Culturais
Publicações
Revista Fórum
Orquestra
COVID-19
Destaque
Outros Destaques
Legislação, Despachos, Circulares e Comunicados
Plano de Contingência Interno
Infografias
Stayaway COVID
Perguntas Frequentes
Página do Governo #EstamosON
Orientações e Informações
Investigação, Cooperação e Literatura
Artigos e Entrevistas
Materiais de Divulgação
Guias DGS para IES
Contactos Telefónicos Úteis
Contactos Digitais Úteis
Barra de Assinatura de E-Mails
Comunidade e Redes
Notícias
Eventos
NÓS - Jornal Online da UMinho
Revista UMinho
Galeria de Imagens
50 Anos UMinho
Programa Geral
Comissão Comemorativa e Comissão de Honra
50 anos de História
Identidade gráfica
Podcast 50 anos UMinho
Revista UMinho 50 anos
Patrocínios e Apoios
Facebook
Instagram
Linkedin
YouTube
Twitter
EN
PT
Alumni
Estudantes
Arqus
UMinho
Informação Institucional
Órgãos e Unidades
Sustentabilidade
Internacionalização
Qualidade
Ética
Proteção de Dados
Ensino
Oferta Educativa
Estudantes UMinho
Colégio Doutoral UMinho
Estudante Internacional
Empregabilidade
Futuros estudantes
Investigação
Unidades de I&D FCT
Ecossistema de Inovação
Ciência Aberta
Projetos de Investigação
Produção Científica
Prémio de Mérito Científico
Vida e Bem-Estar
Vida nos Campi
Os Campi
Cultura
COVID-19
Comunidade e Redes
50 Anos UMinho
Programa Geral
Comissão Comemorativa e Comissão de Honra
50 anos de História
Identidade gráfica
Podcast 50 anos UMinho
Revista UMinho 50 anos
Patrocínios e Apoios
Portal UMinho
>
PT
>
Comunidades e Redes
>
Detalhe do evento
Comunidades e Redes
Comunidades e Redes
Atualmente selecionado
Notícias
Eventos
NÓS – Jornal Online da UMinho ↗
Revista UMinho
Galeria de Imagens
Alumni UMinho ↗
Detalhe do evento
Voltar
UMinho lança plataforma inovadora para ensinar e aprender Português
Fotos
quinta-feira, 10/09/2020
Online
Projeto digital tem a parceria do Plano Nacional de Leitura e do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar
Uma equipa da Universidade do Minho lançou a 10 de setembro uma plataforma digital inovadora para o ensino da leitura e escrita do 1.º ao 4.º ano de escolaridade. Designada "Ensinar e Aprender Português", é adequada para aulas presenciais, a distância e mistas, permitindo atender aos ritmos de aprendizagem de cada aluno e fornecendo
feedback
do seu progresso. A apresentação foi às 14h30, em formato
online
, com as investigadoras coordenadoras Fernanda Leopoldina Viana e Iolanda Ribeiro, o diretor do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, José Verdasca, e a comissária do Plano Nacional de Leitura, Teresa Calçada.
Este recurso tecnológico permite ao professor definir a sequência do ensino, apoiado por atividades interativas, vídeos e pdf. O suporte digital inclui a correção imediata das respostas dos estudantes e um histórico com os resultados destes. Os alunos são ainda acompanhados por oito personagens animadas, como
Angelina Ensina
ou a
Francisca Crítica
. “São tutores virtuais que explicam o que fazer, porque se erra, se é melhor repetir a tarefa ou se se pode prosseguir na matéria”, refere Fernanda Leopoldina Viana. Por exemplo, a palavra “apito” não leva a letra “u" no fim. Porquê? O truque é a sílaba forte não ser a última. “Este apoio tutorial permite à criança alicerçar conhecimentos e avançar na aprendizagem de forma diferenciada, seja na escola ou em contexto familiar”, acrescenta Iolanda Ribeiro.
A plataforma "Ensinar e Aprender Português" dispõe igualmente de provas de rasteio anuais e provas de monitorização trimestrais, para identificar estudantes que suscitam preocupação pedagógica e, em simultâneo, para aferir a eficácia das medidas de diferenciação pedagógica eventualmente implementadas. Os domínios contemplados na plataforma são: correspondência grafema/fonema, compreensão oral e da leitura, fluência da leitura, gramática, ortografia, projetos de escrita, educação literária e ainda, “passaporte de leitura". Este passaporte virtual desafia os mais novos a colecionarem carimbos alusivos a todas as leituras que vão fazendo ao longo do 1º ciclo, na escola ou fora dela, dado que um dos objetivos desta plataforma, e todas as sequências didáticas nela incluídas, é o de criar leitores e estimular a novas viagens pelos livros.
Uma mais-valia na pandemia
“A pandemia colocou muita pressão no sistema educativo e houve crianças que, nas aulas virtuais do último ano letivo, não conseguiram aprender todas as letras para começarem a ler”, diz Fernanda Leopoldina Viana. “Para responder a uma necessidade premente, acabámos por sofrer alguma pressão no sentido de disponibilizar, já para o ano letivo 2020/21, um recurso digital que vinha a ser equacionado ao longo de projetos desenvolvidos nestes últimos anos. Pensamos que este novo recurso, que tem como pilares o ensino de qualidade, a equidade e a inclusão, constituirá uma mais-valia”, reforça.
O projeto nasceu no Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) e no Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi), ambos da UMinho, em Braga. Foi desenvolvido nos últimos meses com a Lusoinfo Multimédia, que comercializa a plataforma. Tem a parceria do Plano Nacional de Leitura, do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e da Investigare - Associação para a Investigação em Leitura, Escrita e Neurociências. O seu conceito foi
elogiado
recentemente pela Secretaria de Estado da Educação. A UMinho tem realizado vários projetos educativos com a Lusoinfo, como as coleções “Bia & Kiko”, “Manual digital”, “My English Corner” e “A Biblioteca do Gigante”. A equipa de coordenação científica da nova plataforma colabora também na vertente da educação pré-escolar do projeto "Aprender em casa", desenvolvido pelo Governo Regional dos Açores, em parceria com a RTP Açores, que vai ter continuidade no próximo ano letivo.
- Inscrição para a apresentação:
aqui
×