Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Comunidades e Redes > Detalhe do evento

Detalhe do evento

Voltar

Projeto FURNISH: Melhorias no espaço público em contexto pandémico

Fotos
f
01/12/2020 - 18/12/2020
No âmbito do projeto FURNISH - Fast Urban Responses for New Inclusive Spaces and Habitat, iniciativa do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT)*, uma equipa de professores e investigadores do Lab2PT (EAUM/ICS), em colaboração com membros da unidade I+D+Arq I&D, da Universitat Politècnica de València, coordena uma das sete equipas de europeias que integram o projeto, com a iniciativa AEIOU - Amplification Element for Interactive Open Urbanism, que procura promover estratégias que melhorem a vivência e mobilidade do espaço público em contexto pandémico COVID-19, pela integração temporária de elementos urbanos móveis.
Face ao contexto atual de cancelamento em massa de celebrações populares anuais em cidades europeias (como Las Fallas, em Valência, Dia de São Patrício, em Dublin, Carnaval, em Veneza, entre muitos outros), o AEIOU foi desenvolvido para dar o que o mundo precisa num momento de isolamento e tristeza: Felicidade, um sentimento de união e de conectividade com a comunidade, para ajudar a amplificar a alegria da música e das festas tradicionais em todos os lugares!

O projeto responde a um dos principais desafios identificados na cidade Guimarães, manter a expressão cultural das festas Nicolinas no espaço público de modo seguro. Dada a impossibilidade de encontros sociais, o projeto propõe a inserção no espaço público de Guimarães de dispositivos móveis que ampliem o som do “Toque Nicolino”, replicando o poder unificador desta celebração através do som. Pretende-se gerar novas formas de expressão de um evento tradicional, por meio de interação acessível ao maior número de pessoas, difundindo o sentimento positivo que está presente no desfile do Pinheiro.

O projeto encontra-se em exposição no Instituto de Design de Guimarães, até ao dia 18 de Dezembro, coordenado pela EAUM, em parceria com o Instituto de Design - entidade de apoio à produção fabrico digital dos elementos urbanos móveis - e com o apoio institucional do Município de Guimarães.

* O EIT Urban Mobility, iniciativa do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), financia o projeto FURNISH. A sua ação visa acelerar mudanças positivas na mobilidade para tornar os espaços urbanos mais habitáveis.
Saiba mais em: iturbanmobility.eu.
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2024