Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Comunidades e Redes > Detalhe do evento

Detalhe do evento

Voltar

Exposição “Bairro Rainha Dona Leonor”

Fotos
EAF
24/03/2022 - 23/04/2022
A exposição “Bairro Rainha Dona Leonor” encontra-se patente, de 24 de março a 23 de abril de 2022, no Ginásio’UM da EAAD em Guimarães.
O Projeto Bairro Rainha Dona Leonor é da autoria de António Jorge Fontes e André Fontes, do Atelier Cerejeira Fontes Arquitectos. A sua operação urbanística diz respeito às obras de reconstrução do novo Bairro Rainha D. Leonor e construção de um condomínio privado. A centralidade e potencial visual que o lugar oferece foram potenciadas pela presente proposta arquitetónica, que, tirando partido da topo-morfologia do terreno, implanta as novas volumetrias explorando as diferentes tipologias habitacionais por forma a obter um perfil em cunha, sem comprometer o sistema de vistas que o local oferece. Quanto aos espaços verdes previstos, a primeira prioridade passou pela estabilização dos diferentes taludes resultantes da implantação dos novos volumes edificados, recorrendo a diferentes soluções construtivas de acordo com a complexidade das intervenções em causa.

A Cerejeira Fontes Arquitectura – Imago – Atelier de Arquitectura e Engenharia, Lda. é uma empresa de Arquitectura e Engenharia com sede em Braga. Foi fundada pelos arquitetos e engenheiros António Jorge Cerejeira Fontes e André Cerejeira Fontes em 1996 e tem vindo a expandir-se. Desde 2019 fundaram com William Aarsland em Bergen, na Noruega a CFA Arkitektur – Cerejeira Fontes & Aarsland Architects. O atelier está organizado em diversos departamentos incluindo arquitetura, engenharia, planeamento urbano, design de interiores, assistência técnica à obra e investigação. A equipa é composta por um grupo de profissionais multidisciplinar e especializado, ligados a áreas de investigação da Universidade do Minho. Desde a sua fundação foram desenvolvidos projetos em várias áreas, desde habitações unifamiliares e plurifamiliares, edifícios de serviços, edifícios de comércio, hospitalares, religiosos e restauração e serviços. Este atelier procura desenvolver novas formas de pensar a arquitetura, concedendo especial atenção à dimensão humana, à qualidade e ao rigor técnico do edifício. Um dos conceitos fundamentais da sua criação arquitetónica é conceber o edifício como um “corpo”. Esta visão concede uma enorme importância à realidade construtiva e à dimensão estrutural do edifício. Os elementos que normalmente se encontram dissimulados tornam-se peças fundamentais para a realidade estética do edifício. O trabalho do atelier tem sido reconhecido a nível nacional e internacional em múltiplas competições e prémios.
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2024