Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Siga a UMinho > Detalhe do evento

 Detalhe do evento

Voltar

Vítor Aguiar e Silva (1939-2022)

Fotos
Vítor Aguiar e Silva
segunda-feira, 12/09/2022
Vítor Aguiar e Silva
É com profundo pesar que se comunica a toda a comunidade académica o falecimento do Professor Vítor Aguiar e Silva, Professor Emérito e Catedrático Aposentado da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas (ELACH).

Vítor Aguiar e Silva foi um nome maior da Universidade Portuguesa e deixa a sua ação inscrita de forma indelével na história da Universidade do Minho.

A sua obra científica marcou decisivamente os campos dos estudos literários e da teoria da literatura, do ensino da língua portuguesa e das políticas de língua. Era um dos mais reconhecidos especialistas na obra de Luís de Camões, a nível mundial.

A sua atividade docente teve um grande impacto em gerações sucessivas de estudantes, tendo contribuído profundamente para a reconfiguração dos estudos literários em Portugal.

Professor da Universidade do Minho desde 1989, Vítor Aguiar e Silva foi Professor Catedrático do Instituto de Letras e Ciências Humanas, fundou e dirigiu o Centro de Estudos Humanísticos e a revista Diacrítica. Desempenhou as funções de vice-reitor da Universidade, de junho de 1990 a julho de 2002, quando se aposentou.

Nos últimos anos foi distinguido com o Prémio Vergílio Ferreira, 2002, com o Prémio Vida Literária (Associação Portuguesa de Escritores, 2007), com o Prémio Vasco Graça Moura - Cidadania Cultural (2018) e, em 2020, com o Prémio Camões, o mais importante prémio literário de língua portuguesa. Em 5 de
outubro de 2004, tinha sido agraciado pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública.


Em nome da Universidade do Minho, e em meu nome pessoal, nesta hora triste do seu falecimento, exprimo as mais sentidas condolências à família e aos amigos do Professor Aguiar e Silva, manifestando a sentida e perene gratidão da nossa comunidade académica pelo seu exemplo de serviço à Universidade.


Rui Vieira de Castro
Reitor da Universidade do Minho


Nota: O velório realiza-se a 13 de setembro (terça-feira), a partir das 16h00, na Igreja de S. José de S. Lázaro, em Braga. O funeral é no dia 14 (quarta-feira), pelas 11h00, no mesmo local.
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2022