Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Siga a UMinho > Detalhe do evento

 Detalhe do evento

Voltar

Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres

Fotos
A Cor d@ Lut@
Poster
Poster
Semana Científico-Pedagógica da EPsi - 25 de novembro
De Luto e em Luta
24/11/2022 - 25/11/2022
Braga & Guimarães
A Cor d@ Lut@
A Universidade desafia a academia para a reflexão sobre as várias formas de violência contra as mulheres
A Universidade do Minho assinala, esta sexta-feira, 25 de novembro, o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, dinamizando ou associando-se a um conjunto de atividades que sensibilizam para as várias formas de agressão contra as mulheres.

Neste contexto, este ano, a Universidade adere à campanha Internacional “Orange the World / Pinte o Mundo de Laranja: acabe com a violência contra as mulheres e raparigas”, promovida pelo secretário-geral das Nações Unidas. Esta é uma ação global que visa promover a sensibilização e partilhar conhecimento sobre as várias formas de violência contra as mulheres. São 16 dias de ativismo, desde 25 de novembro até ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, a 10 de dezembro, em que o mundo se une em torno desta causa.


Em associação com a UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta, o edifício da Reitoria exibirá uma faixa negra de luto e as unidades orgânicas da UMinho desenvolverão atividades temáticas: conferências, momentos de reflexão e ativismo. A AAUMinho tem também um conjunto de ações programadas, no âmbito da campanha "A Cor da Luta", que têm início hoje, dia 24, no campus de Azurém de manhã e no campus de Gualtar durante a tarde. Pelas 21h30, em Gualtar, realizar-se-á também uma vigília em memória das vítimas de feminicídio, com momentos de homenagem, contando com uma performance do Grupo de Poesia da UMinho.

No âmbito do seu Plano para a Igualdade de Género (IGUM) e em articulação com a Estratégia Institucional para a Prevenção do Assédio, a UMinho tem vindo a trabalhar com a sua comunidade no desenvolvimento de medidas contra a violência baseada no género, bem como em mecanismos de denúncia para situações relacionadas com discriminação de género e assédio sexual.

Atividades das Escolas

O Instituto de Educação promove no dia 24, às 16h00, no seu anfiteatro no campus de Gualtar, em Braga, o seminário "Educação em Sexualidade, Género e Violência contra a Mulher: Políticas Educativas, Investigação e Práticas". A sessão é dinamizada pelas professoras Teresa Vilaça e Zélia Anastácio, também ligadas ao Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da UMinho. No dia 25 divulga-se mensagens nas aulas e nas redes sociais do IE alusivas à efeméride.

A Escola de Psicologia promove no dia 25, às 9h30, no seu auditório multimédia, o debate "Diversos olhares, um objetivo", com a coordenadora do Espaço Igual da Cáritas de Braga, Raquel Gomes; a coordenadora da Resposta de Emergência para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica da Cruz Vermelha de Matosinhos, Patrícia Santos; e o chefe da Secção Especializada Integrada de Violência Doméstica da PSP, Hélder Fernandes. A moderação cabe a Mariana Gonçalves, do Centro de Investigação em Psicologia da UMinho.

Já a Escola de Engenharia, tal como nos anos anteriores, associa-se à iniciativa “De Luto e em Luta”, organizada pela UMAR Braga, apelando a que os seus membros vistam ou utilizem no dia 25 uma peça de roupa preta em sinal de luto pelas vítimas de femicídio. Convida também para uma foto conjunta de toda a comunidade, às 12h45, na nave central do edifício 1 do campus de Azurém (Guimarães) e na entrada do edifício 7 do campus de Gualtar (Braga), além da partilha de fotos alusivas com o hashtag #delutoeemluta.

A Escola de Direito vai exibir, no seu hall principal, uma faixa preta e o cartaz do movimento "Orange the World". A Escola de Medicina também exibirá uma lona negra no seu edifício e uma faixa com corpos de mulheres marcados a giz e roupas ensanguentadas, numa alusão à causa.

+Info: fimdaviolencia.pt, facebook.com/aauminho/photos/a.855844581098259/6368755683140427, www.cig.gov.pt/iniciativas-nacionais/eliminacao-da-violencia-contra-as-mulheres
bit.ly/3G9wTWO, facebook.com/photo?fbid=646828120435897&set=a.578263130625730, facebook.com/photo?fbid=432512219094731&set=a.371862658493021
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2022