Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Comunidades e Redes > Detalhe do evento

 Detalhe do evento

Voltar

Sustentabilidade traz à UMinho representantes de universidades dos vários continentes

Fotos
Poster
Banner
Cartaz
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
GreenMetric
15/06/2023 - 17/06/2023
Campus de Gualtar, Braga
Foto: Nuno Gonçalves
9th International Workshop on UI GreenMetric World University Rankings (IWGM 2023) decorre de 15 a 17 de junho, em Braga

A Universidade do Minho acolhe de 15 a 17 de junho o workshop internacional do “UI GreenMetric World University Rankings”, que avalia desde 2010 a sustentabilidade ambiental de mais de mil universidades de 85 países. Subordinada ao tema “Innovation, Impacts and Future Direction of Sustainable Universities”, esta 9.ª edição conta com a participação de especialistas provenientes dos cinco continentes e a atribuição de prémios às universidades mais sustentáveis do mundo.


O programa arranca oficialmente na
sexta-feira, dia 16, às 9h30, na Escola de Direito, no campus de Gualtar, em Braga, com as intervenções do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, do cônsul honorário da Indonésia, Luciano Fernando Coelho da Silva, e da presidente do UI GreenMetric World University Rankings, Riri Fitri Sari. Segue-se a apresentação “UMinho within a City with a Strong Perspective on Sustainability”, proferida pelo presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e a assinatura da Declaração de Adesão à Rede UI GreenMetric por parte dos novos membros.

A partir das 11h30, e até ao final do dia, serão apresentados vários estudos e projetos inovadores levados a cabo por universidades de todo o mundo nas áreas da gestão do ambiente, infraestruturas, energia, mudanças climáticas, resíduos, água, mobilidade, ensino e investigação. Do lado da UMinho
marcarão presença o pró-reitor para o Desenvolvimento Sustentável e o Planeamento dos Campi, Miguel Bandeira, com a apresentação “Innovation, Impacts and Future Direction of Sustainable Universities: The Case of the University of Minho”, e o pró-reitor para a Avaliação Institucional e Projetos Especiais, Guilherme Pereira, responsável pela comissão organizadora desta nona edição do evento.


Entrega de prémios na
quinta-feira


Ainda no âmbito deste workshop, está prevista, no dia que antecede a apresentação dos trabalhos, a 15 de junho, a atribuição dos galardões “Most Sustainable Universities”, “Most Sustainably Improved University”, “Most Active National Coordinator of UI GreenMetric World University Rankings Network” e “Most Sustainably Innovative University”. O programa encerra no sábado com uma visita guiada aos principais pontos turísticos da cidade de Braga.


A organização do International Workshop on UI GreenMetric World University Rankings cabe este ano à UMinho, depois de já ter passado pelas universidades de Istambul, Diponegoro, College Cork, National Pingtung University of Science and Technology, Putra Malaysia e Zanjan, entre outras. Realiza-se no âmbito do UI GreenMetric World University Rankings, uma iniciativa da Universidade da Indonésia que visa classificar o desempenho de universidades de todo o mundo, segundo indicadores ligados à sustentabilidade ambiental.

* Reportagem vídeo (4m04s): youtube.com/watch?v=gFqZK09ECJY

+Info:
iwgm.ui.ac.id/registration-2023, greenmetric.ui.ac.id
​​​​​​​​​​​​ ​​Nome do documento
​​​​​​​​   Programa.pdf
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2024