Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Comunidades e Redes > Detalhe do evento

 Detalhe do evento

Voltar

UMinho coordena projeto europeu para proteger infraestruturas críticas

Fotos
Foto: Unsplash
terça-feira, 26/09/2023
Campus de Azurém, Guimarães
Foto: Unsplash
Consórcio junta 18 entidades, como a UNESCO, e tem a sua reunião inicial em Guimarães
A Escola de Engenharia da Universidade do Minho coordena um projeto europeu de aproximadamente cinco milhões de euros que procura soluções tecnológicas de base natural para proteger as infraestruturas críticas. Envolve cinco cidades europeias, incluindo Aveiro, e visa minimizar os efeitos das alterações climáticas. O projeto chama-se NBSINFRA e, até 2026, vai juntar 18 parceiros de relevo, como a UNESCO. A reunião inicial foi a 26 de setembro, no campus de Azurém, em Guimarães.

O objetivo passa por delinear estratégias cocriadas pelos cidadãos e que reforcem a proteção das infraestruturas críticas da sociedade, como hospitais, escolas, municípios, áreas residenciais e distribuidoras de energia e telecomunicações. Por exemplo, prédios com fachadas e telhados “verdes”, que intercetam a precipitação, reduzindo o volume e o fluxo de escoamento, potenciando também a regulação da temperatura nos períodos de seca.

“Estamos a fazer a avaliação efetiva de soluções que deem resposta às necessidades das comunidades, com vista ao alcance de uma sociedade mais resiliente e capaz de ultrapassar os desafios eminentes dos eventos climáticos extremos”, diz a coordenadora do projeto, Elisabete Teixeira, que é investigadora do Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Engenharia de Estruturas (ISISE) no Departamento de Engenharia Civil da UMinho.

O NBSINFRA – acrónimo de CityNature-Based Solutions Integration to Local Urban Infrastructure Protection for a Climate Resilient Society – está a ser desenvolvido em cinco cidades europeias (city labs). Além do “corredor azul” de Aveiro, incluem-se Praga (República Checa), Colónia (Alemanha), Fingal (Irlanda) e Ruse (Bulgária). O trabalho é multidisciplinar, envolvendo áreas como o design, arquitetura, engenharia, ambiente, sociologia e sociedade civil.


Este projeto cofinanciado pelo Horizonte Europa da UE coloca a UMinho e Portugal em destaque no âmbito da sustentabilidade e distingue-se pelo envolvimento real com a sociedade civil, realça Elisabete Teixeira. “Procuramos avidamente compreender as necessidades, expectativas e propostas de solução dos problemas climáticos e causados pelo ser humano, através do codesign e da cocriação de soluções baseadas ou já existentes na própria natureza”, acrescenta.

+Info: www.eng.uminho.pt, www.civil.uminho.pt, www.isise.net
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2023