Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Comunidades e Redes > Detalhe do evento

 Detalhe do evento

Voltar

Cerimónia do Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica 2023

Fotos
Poster
Banner
Projetos
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
terça-feira, 12/12/2023
Campus de Gualtar, Braga
Foto: Nuno Gonçalves
A cerimónia do Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica 2023 realizou-se a 12 de dezembro, das 14h00 às 18h15, nos auditórios B1, B2 e sala 1.31 do campus de Gualtar, em Braga.

Vinte e sete estudantes de licenciatura e dos primeiros anos de mestrado integrado desenvolveram nos últimos meses os seus projetos científicos envolvidos em equipas de reconhecido mérito na UMinho e apresentaram então, à vez, os seus resultados. Houve três sessões paralelas, que contaram na abertura com as gestoras do Prémio - a
a Vice-reitora para a Educação e Mobilidade Académica, Filomena Soares, e a Pró-reitora para os Projetos Científicos e Gestão da Investigação, Sandra Paiva, por via Zoom.

Entre os temas a abordar estiveram, por exemplo, a digitalização da justiça concorrencial, as técnicas de reconhecimento facial, um sistema de entrega de drogas na terapia do cancro, a competência emocional dos universitários, os padrões na pesca do cerco, a energia de chuveiros cósmicos, o impacto das escolas industriais e novos materiais para detetores de luz.

Às 17h30, decorreu uma palestra da Diretora-geral da Cachapuz Bilanciai Group, Graça Coelho. Os vencedores da quarta edição do Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica foram conhecidos pelas 17h45, sendo a sessão de encerramento a cargo do Vice-reitor para a Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira.

Este ano houve 17 alunos vencedores: Guilherme Martins, Inês Oliveira, Duarte Ferreira, João Pedro Torres, Simão Cardoso, Mariana Alves, Filipa Sá, Ricardo Brasil, André Ribas Ferreira, Francisco Ribeiro, Mariana Sousa, Inês de Castro, Lucas Gonçalves, Margarida Ferreira, Paula Santos, Catarina Fagundes, Ana Ribeiro e Margarida Rodrigues.

Esta iniciativa anual, promovida pela Reitoria em articulação com os centros de investigação, visa permitir que os estudantes do 1º ciclo da UMinho se envolvam em contextos reais de investigação, trabalhem em equipas que lidam com conhecimento novo e relevante, tenham a supervisão de cientistas reconhecidos e, ainda, aprofundem o interesse pela ciência. O prémio inclui um certificado e um valor pecuniário de 500 euros.

PROGRAMA

14h00 | Sessão de Boas-vindas, por Filomena Soares, Vice-reitora para a Educação e Mobilidade Académica da UMinho, e Sandra Paiva, Pró-reitora para os Projetos Científicos e Gestão da Investigação
14h15 | Apresentação dos Projetos (três sessões paralelas)
17h00 | Pausa para café
17h15 | Palestra de Graça Coelho, Diretora-geral da Cachapuz Bilanciai Group
17h45 | Cerimónia de Entrega dos Prémios UMinho de Iniciação na Investigação Científica 2023
18h00 | Sessão de Encerramento, por Eugénio Campos Ferreira, Vice-Reitor para a Investigação e Inovação da UMinho

Reportagem em vídeo: https://youtu.be/pyC2qczl4nk
​​​​​​​​​​​​ ​​Nome do documento
​​​​​​​​   Poster.pptx
​​​​​​​​   Programa.pdf
​​​​​​​​   Projetos vencedores.docx
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2024