Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Comunidades e Redes > Detalhe do evento

 Detalhe do evento

Voltar

Apresentação do Livro Branco "Inteligência Artificial (IA): inquietações sociais, propostas éticas e orientações políticas"

Fotos
Programa
Banner
Convite
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Ana Sofia Calaça/CNECV
Foto: Ana Sofia Calaça/CNECV
sexta-feira, 16/02/2024
Campus de Gualtar, Braga
Foto: Nuno Gonçalves
A Universidade do Minho recebeu a 16 de fevereiro a apresentação pública do Livro Branco "Inteligência Artificial (IA): inquietações sociais, propostas éticas e orientações políticas". A sessão decorreu das 10h00 às 12h30, no auditório B1 (edifício 2) do campus de Gualtar, em Braga.

A iniciativa, organizada pelo Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV), incluiu uma mesa-redonda com os especialistas José Manuel Machado, Maria Goreti Marreiros e João L. Vilaça, moderados por Inês Godinho e Miguel Ricou.


O debate pretendeu dinamizar a reflexão e propor recomendações relevantes sobre esta tecnologia disruptiva em acelerado desenvolvimento. Como podemos garantir um uso justo, responsável e transparente da inteligência artificial em áreas tão importantes como a saúde e a investigação científica?

O CNECV convidou a comunidade académica e todos os interessados a refletir sobre os desafios da inteligência artificial, procurando compreender de que forma nos podemos preparar para o impacto que esta realidade terá no nosso quotidiano.

No Livro Branco sobre IA traça-se o percurso da IA, da pré-história à dinâmica atual, sintetizando a sua regulação ético-jurídica na Europa e no mundo; enumera-se a diversidade de aplicações, com especial atenção à IA regenerativa (uso de algoritmos para a criação de novos conteúdos, como texto, imagens, música, áudio e vídeos) e ao plano das Ciências da Vida; avalia-se ainda o impacto e os desafios éticos na investigação biomédica, na assistência clínica, na administração da saúde, na gestão hospitalar e na intervenção à distância (telessaúde), bem como no ensino e educação em saúde com novos sistemas de realidade virtual.

Rui Nunes, coordenador do Grupo de Trabalho constituído pelo CNECV para esta temática, fez o comentário final da sessão.

Inscrições

A entrada é livre, sujeita a inscrição prévia (para gestão do espaço) através do
formulário online, do email eventos@cnecv.pt ou do telefone 213 910 884. Serão emitidos certificados de participação após o evento, por solicitação à organização.


PROGRAMA

10h00 | Sessão de abertura
- Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho
- Maria do Céu Patrão Neves, presidente do CNECV
10h15 | Mesa redonda
- José Manuel Ferreira Machado, professor da UMinho
- Maria Goreti Carvalho Marreiros, professora do ISEP
- João L. Vilaça, professor do IPCA
- Inês Godinho e Miguel Ricou, membros do Grupo de Trabalho IA do CNECV (moderadores)
11h00 | Debate
12h15 | Comentário final
- Rui Nunes, coordenador do Grupo de Trabalho IA do CNECV
12h30 | Encerramento

* Fotos: facebook.com/uminhooficial/posts/pfbid0De7PVi3D8wVstzQkroZBCo2TsCXYJzFCNi3BX5ySMCJQuH1L5xFtqqJNJxkgNUkjl

+Info: www.cnecv.pt/pt/atividades/eventos-nacionais/apresentacao-do-livro-branco-inteligencia-artificial-inquietacoe, www.cnecv.pt/pt/noticias/presidente-do-cnecv-recebida-em-audiencia-pelo-reitor-da-univers
​​​​​​​​​​​​ ​​Nome do documento
​​​​​​​​   Programa.pdf
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2024