A Universidade do Minho (UMinho) lançou a 28 de junho o projeto inovador “sou.uminho 5.0”, que visa antecipar e atuar preventivamente em situações de potencial abandono escolar, promovendo o sucesso académico dos estudantes inscritos no 1º ano pela primeira vez. Esta iniciativa foi desenvolvida em colaboração com estudantes e diversas Escolas, Institutos e Unidades da UMinho e foi apresentada às 14h00, no auditório do Instituto de Educação, no campus de Gualtar, em Braga.
O “sou.uminho 5.0” assenta num plano de ação que engloba uma série de iniciativas destinadas a inovar e modernizar as práticas institucionais da UMinho. Estas iniciativas terão como desafio a predição e combate ao abandono escolar, bem como a promoção de práticas pedagógicas modernizadas que contribuem para um ensino de qualidade e atualização tecnológica, alinhadas com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS4) – Educação de Qualidade. Desta forma, o “sou.uminho 5.0” ajudará a atualizar tecnologicamente as condições de formação e contribuirá, de forma concreta, para um ensino de qualidade nas áreas disciplinares relevantes.
O evento de apresentação deste projeto contou com as boas-vindas pela vice-reitora da Educação e Mobilidade Académica da UMinho, Filomena Soares. Seguiu-se, às 14h10, uma conversa sobre a “Promoção do Sucesso e Redução de Abandono Escolar na Universidade do Minho – Investigação e Boas Práticas”, moderada pela professora da Escola de Psicologia, Teresa Freire. Esta sessão teve a participação da professora da Escola de Economia e Gestão, Carla Sá, dos professores da Escola de Psicologia, Eugénia Ribeiro e Leandro Almedida, do vice-presidente da Associação Académica da UMinho, Luís Guedes, e da estudante da Escola de Medicina, Marta Teixeira Sobgui.
Pelas 15h15, o pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa, e a pró-reitora para a Comunicação Institucional, Teresa Ruão, fizeram a apresentação detalhada do “sou.uminho 5.0”. A sessão de arranque deste projeto terminou pelas 16h00.
O projeto foi contemplado com um financiamento no âmbito da submedida “Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior”, para permitir a implementação das diversas iniciativas propostas, assegurando os recursos necessários para alcançar os objetivos delineados.
* Fotos: Facebook* Reportagem vídeo (3m48s): YouTube