A Universidade do Minho organizou de 14 a 18 de outubro a quarta edição da “ICM_Staff Week”, que juntou 33 participantes de 19 instituições de ensino superior parceiras. A iniciativa foi organizada pela Unidade de Serviços de Apoio à Internacionalização da UMinho, visou a partilha de experiências e boas práticas na área da internacionalização da educação e proporcionou aos participantes um conhecimento das instalações e práticas da UMinho em diversas áreas. O programa da “Erasmus+ International Staff Week 2024” inseriu-se nos projetos de mobilidade institucionais UMove(ME), PEERS, JAMIES e MIND, financiados pelo Programa Erasmus+.
A sessão de boas-vindas aconteceu na segunda-feira, no campus de Gualtar, enquanto na terça e quarta-feira aconteceram sessões com a pró-reitora para a Comunicação Institucional, Teresa Ruão, e o diretor da Unidade de Serviços de Apoio às Atividades de Educação, Filipe Rocha. Houve ainda espaço para seminário promovido pelo Centro de Línguas da UMinho (BabeliUM) e visitas culturais à Reitoria, à Galeria do Paço, à Biblioteca Pública de Braga e ao Museu Nogueira da Silva.
A comitiva foi igualmente recebida no Largo do Paço pelo reitor, Rui Vieira de Castro, que evidenciou a importância da iniciativa na partilha de experiências e de boas práticas na área da cooperação interinstitucional e internacionalização da educação.
Na quinta-feira houve um workshop sobre projetos Erasmus+ (no âmbito da Ação-Chave 2) assim como visitas e reuniões nas Escolas, Institutos e Unidades de Serviço da UMinho.
A comitiva juntou profissionais de 17 países: África do Sul, Angola, Bósnia & Herzegovina, Cabo Verde, Cazaquistão, Colômbia, India, Indonésia, Laos, Macau, México, Moçambique, Quirguistão, Timor-Leste, Tunísia, Uruguai e Uzbequistão.
* Fotos: Facebook* Reportagem vídeo (3m10s): Facebook+Info: facebook.com/uminho.sai