Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Comunidades e Redes > Detalhe do evento

Detalhe do evento

Voltar

17ª RoboParty com 100 equipas de jovens a construir robôs móveis durante três dias

Fotos
Poster
Banner
Participantes em 2025 (foto: Nuno Gonçalves)
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: RoboParty
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
05/03/2025 - 07/03/2025
Campus de Azurém, Guimarães
Foto: Nuno Gonçalves
Foram 400 participantes distribuídos por 100 equipas e vieram de todo o país, mas também do Brasil e da China. Tinham na maioria 15 a 17 anos, mas a faixa etária ia dos 5 aos 75 anos. Entre 5 a 7 de março, construíram robôs móveis autónomos de forma simples e animada no âmbito da 17ª edição da RoboParty, no pavilhão desportivo da Universidade do Minho, em Guimarães. O público teve entrada livre.

Esta é considerada a maior iniciativa de robótica educacional do mundo e organizada pela UMinho, através do Laboratório de Automação e Robótica, da spin-off botnroll.com e com o apoio do Centro Algoritmi e da Escola de Engenharia. A abertura oficial foi na quinta-feira, dia 6, às 14h00, com a presença do vice-reitor da UMinho, Hernâni Gerós, a vice-presidente do Município de Guimarães, Adelina Pinto, e o coordenador da RoboParty, Fernando Ribeiro, entre outros convidados.


No início do evento, as equipas de participantes receberam um kit em peças do robô “Bot’n Roll One A+”. Seguiu-se a formação básica em eletrónica, programação e mecânica para permitir a construção do protótipo, num ambiente de entreajuda e com apoio contínuo de 65 estudantes maioritariamente de Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores.

Houve quatro desafios para os participantes porem à prova as capacidades dos seus robôs: Race of Champions (rapidez), Crazy Race (obstáculos), Fun Challenge (com surpresas pelo meio) e Robot Show (coreografia cénico-musical), sendo este último na sexta-feira às 14h30 e que atraiu muito público pela sua espetacularidade. No final, os participantes levaram os robôs consigo para casa ou para a escola, para continuarem a aprender.

Programa non-stop


Ao longo dos três dias non-stop (os jovens trouxeram saco-cama), houve múltiplas atividades lúdicas e desportivas em paralelo, como apresentação de gadgets, DJ, basquetebol, ténis de mesa, xadrez, tiro com arco, treino funcional, peddy paper e atuações das tunas Tun' Obebes e Afonsina.


O programa deste ano destacou como novidades as demonstrações de robôs desenvolvidos pelo Laboratório de Automação e Robótica (como o ajudante Charmie ou o novo botnroll One A+), além de formações acreditadas para os professores em MatLab e em Simulink e, ainda, uma ação sobre controlo de movimentos e implementação de trajetos com o robô-base do evento.


Desde o seu início em 2007, a RoboParty contou com mais de 8500 jovens entusiastas com vontade de se divertir a aprender eletrónica, programação e mecânica.

* Fotos: SASUM
* Vídeo promocional: YouTube, Facebook
* Vídeos livestream dos 3 dias: YouTube
* Reportagem em vídeo (2m37s): YouTube

+Info:
www.roboparty.org, facebook.com/RoboParty, www.eng.uminho.pt
​​​​​​​​​​​​ ​​Nome do documento
​​​​​​​​   Press release (pré-evento).pdf
​​​​​​​​   Press release (pós-evento).pdf
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2025