A Escola de Verão de Ciência Aberta da Universidade do Minho, com o tema "Acesso Aberto a publicações e gestão e abertura de Dados de Investigação", decorre de 2 a 6 de junho, das 14h00 às 17h30, no edifício 2 do campus de Gualtar, em Braga.
A iniciativa dirige-se a investigadores dos centros de investigação e a alunos de doutoramento da UMinho. A participação é livre, mediante inscrição prévia, até 26 de maio, em
forms.office.com/e/aX75tW43kc . A organização cabe à Unidade de Serviços de Documentação e Bibliotecas da UMinho (USDB).
Esta Escola de Verão visa contribuir para a promoção de uma cultura de Ciência Aberta na prática nos investigadores e doutorandos da UMinho, com base em formação aplicada (
hands-on) em serviços, técnicas ou aplicações e com foco na partilha de boas práticas, a partir de testemunhos de peritos.
Objetivos
• Compreender os componentes essenciais da Ciência Aberta, para um entendimento amplo e funcional dos processos associados e dos aspetos mais críticos na implementação de práticas de investigação aberta e responsável.
• Conhecer as políticas e requisitos da FCT e da Comissão Europeia para o H2020 e Horizonte Europa, no que respeita à Ciência Aberta, gestão de dados de investigação e planos de gestão de dados.
• Identificar serviços e ferramentas úteis para apoiar processos de publicação em acesso aberto, partilha de dados de investigação e adoção de práticas de investigação replicáveis, transparentes e que promovam a reprodutibilidade da ciência.
• Guiar os participantes pelos principais processos de depósito e acesso ao RepositóriUM, com foco na integração com outros sistemas internos (Publicações Académicas, etc.) e externos (ORCID, CienciaVitae, etc.) e no impacto das publicações depositadas.
• Conhecer e saber utilizar o serviço institucional DataRepositoriUM, repositório institucional para partilhar, publicar e gerir dados de investigação, demonstrando as funcionalidades e guiando os utilizadores pelo processo de depósito, descrição e publicação de conjuntos de dados.
Datas importantes
• Inscrições: de 12 a 26 de maio
• Notificação aos participantes: 26 a 28 de maio
Notas
• Os inscritos devem aguardar pela confirmação de inscrição que fica dependente de critérios de representatividade de centros de investigação, áreas disciplinares e do perfil dos participantes (Doutoramento/ investigador).
• Espera-se que os participantes reservem 5 meios-dias para a frequência do curso.