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Está a nascer a Academia Europeia de Educação Maker

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A primeira reunião do consórcio foi na Estónia
Este projeto Erasmus+ tem nove parceiros de cinco países
Pedro Rangel Henriques e Laurinda Leite estiveram presentes na reunião inicial
Os parceiros juntam-se em reuniões online regulares
TAME - logo
quarta-feira, 28/05/2025
A primeira reunião do consórcio foi na Estónia
UMinho participa em projeto que prepara docentes para capacitar os estudantes na resolução de problemas
A Universidade do Minho participa num projeto europeu que vai preparar atuais e futuros docentes para promoverem a aprendizagem de forma ativa, colaborativa e contextualizada, através da educação maker, incentivando a criatividade, a resolução de problemas e a experimentação por parte dos estudantes. O projeto chama-se “Teacher Academy for Maker Education (TAME)”, tem fundos do Programa Erasmus+ da Comissão Europeia até abril de 2028 e incide nos ensinos básico (3.º ciclo) e secundário, sobretudo das áreas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Matemática).

A
iniciativa é liderada pela Universidade de Talin (Estónia), e tem como parceiros a Universidade do Minho (Portugal), a Universidade Aristóteles de Salónica (Grécia), o Laboratório Europeu de Tecnologia Educativa (Grécia), o Trinity College Dublin (Irlanda), a Universidade de Educação de Weingarten (Alemanha), o Instituto de Politicas Educativas (Grécia), o Grupo de Ensino E. Mantoulidi (Grécia) e a Escola Secundária Kadrina (Estónia).

Conta ainda com parceiros associados, como o Ministério da Educação, Ciência e Inovação, os Agrupamentos de Escolas de Carlos Amarante e de Real, e o Centro de Formação Sá de Miranda, em Portugal, bem como com um conjunto de entidades governamentais, escolas e empresas gregas e alemãs, nomeadamente o Centro para a Qualidade das Escolas e da Formação de professores de Baden-Württemberg (Alemanha), a Escola Superior Intercultural de Atenas, o Gymnasium Mygdonias, o Factory IKE-JOIST Innovaton Park e a DuckyCode, da Grécia.

Consórcio vai reunir em Braga


O projeto quer levar a educação maker dos contextos informais (como clubes e bibliotecas) para a escola, integrando-a no currículo escolar e estimulando competências fulcrais no século XXI, como pensamento computacional, criação prática coletiva e inovação tecnológica. Para alcançar esse objetivo, a Academia Europeia de Educação Maker desenvolverá módulos de aprendizagem, recursos didáticos e formações inovadoras, sob a forma de cursos breves e escolas de verão, que possibilitarão a mobilidade de atuais e futuros docentes das áreas STEM.


Na UMinho, o projeto é coordenado pela professora Laurinda Leite e envolve também Ana Sofia Afonso, António Osório, Floriano Viseu, Helena Martinho e Luís Dourado, todos do Centro de Investigação em Educação, do Instituto de Educação, além de Pedro Rangel Henriques e Cristiana Araújo, do Centro Algoritmi e Departamento de Informática, da Escola de Engenharia.


A primeira reunião do consórcio foi há dias em Talin e a segunda reunião é em novembro, em Braga. “Nessa altura analisaremos as primeiras versões dos módulos de formação, a implementação de cursos de formação e summer schools, com inicio previsto para fins de 2026, e, também, as condições para a mobilidade de atuais e futuros professores, incluindo estudantes da UMinho e professores das escolas de Braga onde serão testadas as propostas maker do projeto”, explica Laurinda Leite.


A meta é que a Academia agora criada seja sustentável e, após 2028, continue a oferecer formação, consistente com o relatório de makerspaces da Comissão Europeia e o Quadro Europeu de Competências-Chave para a Aprendizagem ao Longo da Vida. “Isto é decisivo não só para a educação e formação dos jovens, mas também para a sua inserção no mundo do trabalho, que, num futuro próximo, exigirá competências profissionais difíceis de antecipar”, frisa Laurinda Leite.

+Info: tame.tlu.ee (em breve)
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
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