Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Comunidades e Redes > Detalhe do evento

Detalhe do evento

Voltar

UMinho lança primeira Cátedra Não Académica em parceria com Grupo Casais

Fotos
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: CM Braga
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Lab2PT
Grupo Casais
Imagem de apresentação
terça-feira, 03/06/2025
Largo do Paço, Braga
Foto: Nuno Gonçalves
Parceria visa impulsionar a digitalização, a robótica e a impressão 3D no setor da construção.
A Universidade do Minho e o Grupo Casais lançaram a 3 de junho, às 15h00, no salão nobre da Reitoria, no Largo do Paço, em Braga, a Cátedra Não Académica “Construção na Era Digital”. Esta área enfrenta momentos de profunda transformação nos setores da arquitetura, engenharia e construção, marcados pela transição de métodos tradicionais para abordagens mais digitalizadas, eficientes e sustentáveis.

Na sessão, além das intervenções de Rui Vieira de Castro, reitor da UMinho, de António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais e Paulo Cruz, presidente da Escola de Arquitetura, Arte e Design (EAAD), houve um debate moderado por Pedro Norton de Matos, mentor do projeto Greenfest, com a participação de Pedro Andrade (Casais - Blufab), Bruno Figueiredo (EAAD – ACTech) e Filipe Brandão (Cátedra Casais).

Esta Cátedra representa um investimento por parte do Grupo Casais e uma oportunidade estratégica para a EAAD e o Lab2PT - Laboratório de Paisagens, Património e Território da UMinho, sendo o conhecimento gerado aplicado no desenvolvimento de soluções de construção inovadoras que aumentem a competitividade no mercado nacional e internacional. Com um forte alinhamento entre a academia e a indústria, esta iniciativa visa desenvolver pesquisa avançada com aplicação direta no negócio.

Pioneiro em Portugal, o projeto foca-se em áreas como a robótica, a fabricação aditiva (impressão 3D em betão), a modularização, a prefabricação e a integração com modelos BIM - pilares essenciais para uma construção mais industrializada, eficiente e circular. A ambição passa por transformar estes conceitos em práticas quotidianas, criando um ecossistema industrial mais digital, previsível e sustentável.

Esta investigação, com financiamento do programa FCT-Tenure da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), foca-se na integração de processos robotizados na construção, no desenvolvimento de componentes estruturais modulares, prefabricados e desmontáveis, e na criação de standards para a incorporação de dados de produção em modelos BIM (building information modelling). Estes avanços promover a circularidade dos materiais e o conceito inovador de edifícios enquanto bancos de materiais.

PROGRAMA

15h00 | Abertura, por Paulo Cruz (presidente da EAAD e ACTech)
15h10 | Assinatura do protocolo
15h15 | Intervenção de António Carlos Rodrigues (CEO do Grupo Casais)
15h25 | Intervenção de Rui Vieira de Castro (reitor da UMinho)
15h35 | Debate
Moderador: Pedro Norton de Matos (mentor do Greenfest)
Participantes: Pedro Andrade (Blufab - Casais), Bruno Figueiredo (EAAD e ACTech) e Filipe Brandão (Cátedra Casais)
17h00 | Fecho

* Fotos:
Facebook, Facebook
* Reportagem vídeo (3m30s): YouTube

+Info: casais.pt/grupo-casais-lanca-primeira-catedra-construcao-na-era-digital, www.eaad.uminho.pt, lab2pt.net, SASUM
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2025