As eleições para o cargo de Reitor/a da Universidade do Minho decorreram a 31 de outubro, pelas 11h00, no Salão Nobre da Reitoria, no Largo do Paço, em Braga, pelos elementos do Conselho Geral desta academia. Registaram-se 19 votos a favor no candidato único, Pedro Arezes, professor catedrático da Escola de Engenharia, e um voto nulo.
A audição pública do candidato realizou-se na véspera, a 30 de outubro, às 14h00, no mesmo local e com transmissão simultânea no canal YouTube da UMinho. Podia também ser visionada, em tempo real, em quatro espaços da academia: sala 1.30 (edifício 1) do campus de Gualtar e auditório do Edifício dos Congregados, ambos em Braga; sala de reuniões 2.09 (edifício 2) do campus de Azurém e sala do Sequeiro - Instituto de Design do campus de Couros, ambos em Guimarães.
O período de candidaturas ao cargo de Reitor/a decorreu de 30 de julho a 24 de setembro e a admissão de candidaturas definitiva a 21 de outubro. Podiam concorrer professores/as ou investigadores/as doutorados/as de instituições de ensino universitário ou de investigação nacionais ou estrangeiras, em exercício efetivo de funções. O calendário eleitoral, o regulamento e a comissão eleitoral foram aprovados a 23 de junho de 2025, numa
reunião do Conselho Geral. A comissão eleitoral foi liderada pela presidente do Conselho Geral, Maria Assunção Raimundo, e conta ainda com Nuno Cerca, Mário Monte, João Pedro Monteiro e Luís Carlos Fernandes.
Os documentos produzidos neste âmbito ficaram disponíveis na página do Conselho Geral da UMinho, no item “Eleições para Reitor/Reitora - 2025-2029”.
* Fotos da audição pública: SASUM+Info: www.conselhogeral.uminho.pt,
RUM,
RUM