Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Comunidades e Redes > Detalhe do evento

Detalhe do evento

Voltar

Cerimónia do Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica 2025

Fotos
Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica 2025
Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica 2025
Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica 2025
Programa
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: RUM
sexta-feira, 24/10/2025
Campus de Gualtar, Braga
Foto: Nuno Gonçalves
A cerimónia do Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica 2025 realizou-se no dia 24 de outubro, das 14h15 às 18h15, no auditório B1 (edifício 2) do campus de Gualtar, em Braga. A abertura contou com a Vice-reitora para a Investigação e Inovação, Sandra Paiva, e o Vice-reitor para a Educação e Mobilidade Académica, Hernâni Gerós.

Três dezenas de estudantes de licenciatura e dos primeiros anos de mestrado integrado desenvolveram nos últimos meses os seus projetos científicos envolvidos em equipas de reconhecido mérito na UMinho e apresentaram, a partir das 14h30, os seus resultados. Decorreram três sessões paralelas em espaços próximos, ou seja, nos auditórios B1 e B2 e na sala 1.16.

Entre os temas a abordar estiveram, por exemplo, o amor no século XXI, o bem-estar no ensino superior, a saúde mental sénior e a neuroproteção na doença de Parkinson. Os microplásticos em bivalves, os modelos sísmicos, a construção discursiva de estereótipos, o crescimento do populismo, a cibercriminalidade e a automação sustentável em arquitetura foram outros tópicos elencados.

Miguel Pinto foi o orador convidado

Às 17h30, houve uma palestra do diretor-geral da Continental Advanced Antenna, presidente da Associação da Indústria Automóvel em Portugal (Mobinov) e vice-presidente da Associação Empresarial de Portugal, Miguel Pinto, sobre o valor da investigação na perspetiva empresarial.

De seguida, foram anunciados os vencedores da sexta edição do Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica: Armando Ribeiro (licenciatura em Educação); Diogo Ferreira (Ciências do Ambiente); Diogo Rodrigues (Engenharia Física); Emmanuela Villar (Ciência de Dados); Gabriela Oliveira (Bioquímica); Inês Silva (Engenharia e Gestão Industrial); Ívan Sousa (Economia); João Oliveira (Arquitetura); Leandro Freitas (Física); Manuel Pereira (Direito); Marcela Hossu (Enfermagem); Margarida Ramos (Educação - Pós-laboral); Mariana Pereira (Direito); Mariana Oliveira (Ciências do Ambiente); Miguel Vilaça (Engenharia Química e Biológica); Rui Gonçalves (Engenharia Aeroespacial); Sara Freitas (Engenharia Têxtil); e Sara Costa (Psicologia). A sessão de encerramento ficou a cargo dos Vice-reitores Sandra Paiva e Hernâni Gerós.

Esta iniciativa anual, promovida pela Reitoria em articulação com os Centros de Investigação, visa permitir que os estudantes do 1º ciclo da UMinho se envolvam em contextos reais de investigação, trabalhem em equipas que lidam com conhecimento novo e relevante, tenham a supervisão de cientistas reconhecidos e, ainda, aprofundem o interesse pela ciência. O prémio inclui um certificado e um valor pecuniário de 500 euros.

PROGRAMA

14h15 | Sessão de Abertura
Sandra Paiva, Vice-Reitora para a Investigação e Inovação
Hernâni Gerós, Vice-Reitor para a Educação e Mobilidade Académica
14h30 | Apresentação dos Projetos
17h00 | Pausa para café
17h30 | Palestra "From Made In to Created In"
Miguel Pinto, Diretor-geral da Continental Advanced Antenna
17h45 | Cerimónia de entrega dos Prémios UMinho de Iniciação na Investigação Científica 2025
18h00 | Sessão de Encerramento
Sandra Paiva, Vice-Reitora para a Investigação e Inovação
Hernâni Gerós, Vice-Reitor para a Educação e Mobilidade Académica

* Fotos: SASUM
* Reportagem vídeo (3m08s): YouTube

+Info: RUM
​​​​​​​​​​​​ ​​Nome do documento
​​​​​​​​   Programa.pdf
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2025