Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Comunidades e Redes > Detalhe do evento

Detalhe do evento

Voltar

UMinho comemora o primeiro European Doctoral Day

Fotos
Poster
European DoctoralDay
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Arqus-UMinho
quarta-feira, 13/05/2026
Campus de Gualtar, Braga & Online
Foto: Nuno Gonçalves
A 13 de maio de 2026 celebrou-se, pela primeira vez, o European Doctoral Day, que visa valorizar a formação doutoral e o impacto dos doutora(n)dos no progresso científico, social e económico da Europa e num mundo em rápida mudança. Esta iniciativa reúne redes e instituições europeias ativas na formação doutoral, procurando inspirar futuros investigadores, sensibilizar empregadores e visibilizar a diversidade de percursos profissionais que um doutoramento pode gerar.

O Colégio Doutoral UMinho associou-se à efeméride, promovendo a sessão “Vem conversar sobre… Ainda vale a pena fazer um doutoramento?”, às 14h30, no espaço B-Lounge da Biblioteca Geral do campus de Gualtar, em Braga.
A participação foi gratuita, mediante inscrição online prévia. A abertura contou com a Diretora do Colégio Doutoral, Margarida Correia-Neves, e a apresentação de um mural a desafiar os/as estudantes a partilharem as suas mensagens.

De seguida, uma mesa-redonda reuniu os testemunhos de António Salgado, Vice-Reitor para a Investigação e Política Científica; de Filipe Alves, engenheiro de I&D do DTx - Laboratório Colaborativo em Transformação Digital; e de três doutorados experientes e cofundadores de spin-offs desta Academia – Miguel Ferreira (Keep Solutions), Neide Vieira (Iplexmed) e Sara Madeira (Extreme Materials).


A moderação coube a Luís Ferreira, doutorando na Escola de Economia, Gestão e Ciência Política e membro da comissão coordenadora do Colégio Doutoral UMinho. O fecho incluiu um momento lúdico e de networking, com um lanche informal entre oradores, estudantes de doutoramento e de mestrado e comissões diretivas de pós-graduações, entre outros.


Entretanto, o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da UMinho promoveu no dia seguinte, 14 de maio, um seminário doutoral alusivo à efeméride e no âmbito dos seus 25 anos de atividade. O programa teve início às 14h30, na sala de atos do Instituto de Ciências Sociais (ICS), no campus de Gualtar, com Margarida Coreia Neves, João Sarmento (Vice-Presidente do ICS) e Madalena Oliveira (Diretora do CECS). Chisoka Simões, Tânia Pereira e Inês Mendes, doutorandos do CECS, e Joana Alves, técnica superior e investigadora do CECS, partilharam as suas experiências de internacionalização, seguindo-se uma mesa-redonda sobre a aliança europeia Arqus, com Natália Antunes (Diretora dos Serviços de Apoio à Internacionalização da UMinho) e, por via online, Pedro Francés Gómez (Universidade de Granada, Espanha) e Verónica Costa (Universidade de Pádua, Itália).

Programa

14h30 | Sessão de abertura
Margarida Correia-Neves, Presidente do Colégio Doutoral UMinho
14h30 | Apresentação do mural de doutorandos da UMinho
14h45 | Mesa-redonda
António Salgado, Vice-Reitor para a Investigação e Política Científica da UMinho
Filipe Alves, engenheiro de I&D do DTx - Laboratório Colaborativo em Transformação Digital
Miguel Ferreira, cofundador da spin-off KEEP SOLUTIONS
Neide Vieira, cofundadora da spin-off IPLEXMED
Sara Madeira, cofundadora da spin-off Extreme Materials - Dental Solutions Developments
Moderador: Luís Ferreira, doutorando na Escola de Economia, Gestão e Ciência Política e membro da Comissão Coordenadora do Colégio Doutoral UMinho
17h00 | Momento lúdico e de networking

* Reportagem vídeo da RUM (3m45s):
YouTube

+Info:
Colégio Doutoral UMinho, sec-colegiodoutoral@reitoria.uminho.pt
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2026