Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho




Ciências da Educação (Mestrado) 2015/2016

Voltar


Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Misto
Local:
Campus de Gualtar, Braga
Área científica predominante:
  • Ciências da Educação

Contactos


    Diretor de Curso
    Laurinda Sousa Ferreira Leite
    lleite@ie.uminho.pt
    Tel: 601200 / 604240

    Coordenador Académico


    Tel:

    Coordenador Académico de Mobilidade
    Ana Maria Silva Pereira Henriques Serrano
    serrano@ie.uminho.pt
    Tel: 253601232

    Instituto de Educação
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: 253604240 Fax: 253604659
    E-Mail: sec@ie.uminho.pt; lmsantos@ie.uminho.pt
    URL: http://www.ie.uminho.pt

Descrição


O Mestrado em Ciências da Educação de aprofundamento/formação contínua integra as seguintes áreas de especialização:

- Administração Educacional
- Avaliação
- Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa
- Educação de Adultos
- Educação para a Saúde
- Sociologia da Educação e Políticas Educativas
- Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências
- Supervisão Pedagógica na Educação Matemática
- Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas*
- Tecnologia Educativa
 

* Esta área de especialização inclui a Supervisão Pedagógica do Ensino do Português e a Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas Estrangeiras.

Tendo sido o primeiro Mestrado criado em Portugal neste domínio, o Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Ciências da Educação - Área de Especialização em Administração Educacional constitui-se como um projeto de formação que toma como referências privilegiadas três áreas científicas obrigatórias: Administração Educacional, Política Educativa e Metodologia da Investigação. Este Mestrado concede relevância às abordagens sociológicas da educação e das organizações e da administração educativa, bem como à análise das relações entre política e administração da educação, a distintos níveis. Visa, desta forma, preparar os futuros mestres com competências nas áreas das teorias da administração educacional, da sociologia das organizações educativas, da política educativa, das metodologias de investigação e das técnicas de recolha e análise de dados, dotando-os de um conhecimento atualizado e crítico sobre a investigação de referência nacional e internacional, na área e possibilitando a sua inscrição no respetivo campo, através do desenvolvimento de um projeto de investigação. A conclusão do primeiro ano confere o direito a um Diploma de Especialização em Administração Educacional. A aprovação na totalidade do Mestrado confere o grau de Mestre em Ciências da Educação.

O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Ciências da Educação - Área de Especialização em Avaliação pretende formar especialistas em Avaliação, com competências para intervenção em múltiplos contextos educacionais. Este Ciclo de Estudos visa dotar os mestrandos com saberes e competências que lhes permitam: definir contextos de avaliação, identificando as necessidades e inferindo os problemas subjacentes; identificar recursos humanos, físicos e financeiros necessários para conceber e operacionalizar dispositivos de avaliação; elaborar estudos de avaliação de acordo com quadros teórico-conceptuais e metodológicos específicos a partir de diferentes paradigmas investigativos; aprofundar o conhecimento científico no domínio da avaliação; problematizar teoricamente um campo que hoje é socialmente muito valorizado; refletir e intervir sobre políticas, processos e práticas de avaliação de alunos, instituições, programas, projetos, etc. A conclusão do primeiro ano do Mestrado confere o direito a um Diploma de Especialização em Avaliação. A aprovação na totalidade do Mestrado confere o grau de Mestre em Ciências da Educação, na Área de Especialização em Avaliação

O ciclo de estudos conducente ao Grau de Mestre em Ciências da Educação – Área de Especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa destina-se prioritariamente à formação especializada de profissionais de todos os níveis de educação e ensino, nomeadamente aqueles que desempenham funções de coordenação e orientação relacionadas com a gestão curricular; docentes que pretendam aprofundar as suas competências na construção de projetos curriculares de escola e de turma; supervisores e orientadores que acompanham a Iniciação à Prática Profissional; técnicos e assessores que, em diferentes organismos e projetos, de âmbito local ou nacional, intervêm no desenho, desenvolvimento e avaliação de curricula e de materiais didáticos ou supervisionam projetos de desenvolvimento e inovação curricular. O percurso de formação nesta área de especialização permitirá ao mestrando adquirir e aprofundar conhecimentos e competências em desenvolvimento curricular; problematizar políticas, modelos, processos e práticas no campo curricular; construir dispositivos de conceção, gestão e avaliação de projetos, enquadrados nas exigências da inovação educativa e desenvolver competências de investigação e produção de conhecimento relevante para a transformação das práticas curriculares, em diferentes contextos de educação e formação. A conclusão do primeiro ano confere o direito a um Diploma de Especialização em Desenvolvimento Curricular e inovação educativa. A aprovação na totalidade do Mestrado confere o grau de Mestre em Ciências da Educação.

O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Ciências da Educação - Área de Especialização em Educação de Adultos pretende formar especialistas com competências nas áreas da política educativa, da história e fundamentos da Educação de Adultos, da pedagogia, das metodologias e investigação em educação de adultos, da sociologia não escolar, da conceção, gestão e avaliação de projetos de formação, da animação e da intervenção socioeducativa. Este Mestrado visa o aprofundamento científico e o desenvolvimento profissional dos mestrandos, encontrando-se, por conseguinte, em sintonia com as exigências que sobre este domínio se fazem sentir no panorama internacional, assim como com os requisitos de um Mestrado que assume claramente os valores de uma democracia social, cultural e politicamente mais empenhada. A conclusão do primeiro ano confere o direito a um Diploma de Especialização em Educação de Adultos. A aprovação na totalidade do Mestrado confere o grau de Mestre em Ciências da Educação.

O Mestrado em Ciências da Educação – Área de Especialização em Educação para a Saúde é um Ciclo de Estudos que dá relevância às abordagens relativas aos paradigmas, teorias, metodologias, projetos, políticas e práticas em educação para a saúde, bem como às questões educacionais e bioéticas, às problemáticas contemporâneas direta ou indiretamente relacionadas com a sociedade de risco, aos estilos de vida, sexualidades e comportamentos de risco, salientando ainda as potencialidades educativas do associativismo em saúde e as questões metodológicas e práticas da investigação em Educação para a Saúde. Visa, desta forma, dotar os futuros mestres com competências no domínio das regras fundamentais de pesquisa e de análise de dados empíricos e documentais e permitir a aquisição de conhecimentos relevantes e atualizados sobre o desenvolvimento do campo da Educação para a Saúde, com vista à posterior elaboração dos projetos de dissertação. A conclusão do primeiro ano confere o direito a um Diploma de Especialização em Educação para a Saúde. A aprovação na totalidade do Mestrado confere o grau de Mestre em Ciências da Educação.

O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Ciências da Educação - Área de Especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativas destina-se preferencialmente a profissionais que intervêm em instituições educativas e formativas (como universidades e escolas superiores de educação, escolas dos ensinos básicos e secundário, centros de formação) e em instituições com valências educativas (como associações e serviços de educação de autarquias, centros de atividades de tempos livres, instituições e projetos de desenvolvimento, movimentos e redes de cidades educadoras, e empresas). O Ciclo de Estudos privilegiará áreas científicas como a Sociologia da Educação, a Política Educativa e a Metodologia de Investigação. Visa fomentar o aprofundamento científico e o desenvolvimento profissional dos mestrandos, encontrando-se em sintonia com as exigências que sobre este domínio se fazem sentir no panorama internacional, assim como com os requisitos de um Mestrado que assume claramente uma perspetiva de rigor científico e pedagógico e o compromisso com valores fundamentais para uma sociedade democrática. A conclusão do primeiro ano confere o direito a um Diploma de Especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativas. A aprovação na totalidade do Mestrado confere o grau de Mestre em Ciências da Educação.

O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Ciências da Educação – Área de Especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências é um Mestrado destinado à formação contínua de Educadores de Infância e de professores, na área das Ciências Físicas e Naturais. O Mestrado visa: promover a aquisição e o desenvolvimento de saberes na área da supervisão, com especial incidência no contexto da educação em Ciências; promover o desenvolvimento de competências de autoformação do professor, com base em investigação na educação em ciências; promover a preparação de formadores de educadores de infância e de professores para os ensinos Básico e Secundário; fomentar a investigação e a inovação no domínio da supervisão na educação em ciências. Articulando áreas de formação transversais e específicas, o Mestrado desenvolve, progressivamente, competências nas dimensões supervisiva, didática e investigativa. A conclusão do primeiro ano confere o direito a um Diploma de Especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências. A aprovação na totalidade do Mestrado confere o grau de Mestre em Ciências da Educação.

O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Ciências da Educação – Área de Especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas é um Mestrado destinado à formação contínua de Educadores de Infância e de professores, na área das Línguas. O Mestrado visa: promover a aquisição e o desenvolvimento de saberes na área da supervisão, com especial incidência no contexto da educação em línguas; promover o desenvolvimento de competências de autoformação do professor, com base em investigação na educação em línguas; promover a preparação de formadores de professores para os ensinos Básico e Secundário; fomentar a investigação e a inovação no domínio da supervisão na educação em línguas. Articulando áreas de formação transversais e específicas, o Mestrado desenvolve progressivamente competências nas dimensões supervisiva, didática e investigativa. A conclusão do primeiro ano confere o direito a um Diploma de Especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas. A aprovação na totalidade do Mestrado confere o grau de Mestre em Ciências Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas.

O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Ciências da Educação – Área de Especialização em Supervisão Pedagógica na Educação Matemática é um Mestrado destinado à formação contínua de Educadores de Infância e de professores, na área da Matemática. O Mestrado visa: promover a aquisição e o desenvolvimento de saberes na área da supervisão, com especial incidência no contexto da educação matemática; promover o desenvolvimento de competências de autoformação do professor, com base em investigação na educação matemática; promover a preparação de formadores de professores para os ensinos Básico e Secundário; fomentar a investigação e a inovação no domínio da supervisão na educação matemática. Articulando áreas de formação transversais e específicas, o Mestrado desenvolve progressivamente competências nas dimensões supervisiva, didática e investigativa. A conclusão do primeiro ano confere o direito a um Diploma de Especialização em Supervisão Pedagógica na Educação Matemática. A aprovação na totalidade do Mestrado confere o grau de Mestre em Ciências da Educação, na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica na Educação Matemática

O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Ciências da Educação - Área de Especialização em Tecnologia Educativa pretende formar especialistas na área das Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Educação/Formação. O Mestrado visa: promover a aquisição, o desenvolvimento e o aprofundamento de saberes e competências na área de Tecnologia Educativa; promover a preparação de professores, formadores e outros profissionais em Educação com conhecimentos especializados em Tecnologia Educativa; formar especialistas e quadros técnicos para as estruturas e espaços profissionais nos domínios da conceção, produção, desenvolvimento e avaliação das tecnologias educativas; promover a competência de autoformação, com base na investigação na educação em Tecnologia Educativa; fomentar o desenvolvimento de capacidades para a investigação e inovação no domínio da Tecnologia Educativa. A conclusão do primeiro ano confere o direito a um Diploma de Especialização em Tecnologia Educativa. A aprovação na totalidade do Mestrado confere o grau de Mestre em Ciências da Educação.

Este Mestrado releva para efeitos de progressão na carreira, nos termos do artº 54 do Decreto-Lei nº 75/2010, de 23 de Junho (Estatuto da Carreira Docente dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário). A obtenção do diploma de especialização em algumas das suas áreas de especialização confere qualificação para o exercício de outras funções ou actividades educativas especializadas, nos termos do artº 31 do mesmo Decreto-Lei e do artº 56 do Decreto-Lei nº 15/2007, de 19 de Janeiro. Poderá ser requerida a frequência do Mestrado em regime de tempo parcial, sendo que, neste caso, o valor das propinas corresponde a um montante parcial das mesmas.

Acesso a estudos superiores


Este curso de Mestrado proporciona formação de base para a realização de um curso de 3º Ciclo (Doutoramento) na mesma área científica, ou em outras áreas

Acesso


0

Vagas

0

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em: https://alunos.uminho.pt

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento do Ciclo de Estudos Conducentes à Obtenção do Grau de Mestre pela Universidade do Minho e outros documentos.

Pré-requisitos formais


Para se candidatar ao curso de Mestrado em Ciências da Educação é necessário possuir os seguintes pré-requisitos:

Área de Especialização em Administração Educacional
- Licenciatura em Educação/Ciências da Educação ou áreas afins, Educadores de Infância, Professores profissionalizados do ensino básico ou secundário, Inspectores da Educação, e Docentes do ensino superior.
Número de vagas: 20
Número mínimo de inscrições: 12

Área de Especialização em Avaliação 
Licenciatura, ou equivalente, em Educação/Ciências da Educação, ou áreas afins, profissionais que trabalhem no âmbito de organizações educativas ou com valências educativas ou de formação; Educadores de Infância ou Professores profissionalizados do ensino básico ou secundário.
Número de vagas: 20
Número mínimo de inscrições: 12

Área de Especialização em Educação de Adultos
Licenciatura em Educação ou em Ciências da Educação; titulares da Licenciatura em Educação de Infância ou em Ensino; titulares de outras licenciaturas, desde que possuam no seu currículo o equivalente a 5 ECTS numa área científica de Educação; candidatos, nacionais ou estrangeiros, detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico do IE como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Número de vagas: 20
Número mínimo de inscrições: 12

Área de Especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa
Licenciatura em Ensino, ou habilitação equivalente, com habilitações profissionais para a docência na educação de infância, no ensino básico e no ensino secundário; mestrado em Ensino, com habilitações profissionais para a docência na educação de infância, ensino básico e ensino secundário; licenciatura, ou habilitação equivalente, em Educação, Ciências da Educação ou áreas afins.
Número de vagas: 25
Número mínimo de inscrições: 12

Área de Especialização em Educação para a Saúde 
Titulares de licenciatura, ou habilitação equivalente, em Enfermagem, Ciências da Enfermagem, ou outras áreas de saúde, Educação/Ciências da Educação, Educação de Infância ou em Ensino.
Número de vagas: 20
Número mínimo de inscrições: 12

Área de Especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativas
Licenciatura, ou equivalente, em Educação, Ciências da Educação ou Sociologia; Educadores de infância, professores profissionalizados dos ensinos básico ou secundário, ou docentes do ensino superior.
Número de vagas: 20
Número mínimo de inscrições: 12

Área de Especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas 
a) Titulares de Mestrado em Ensino, Licenciatura em Ensino, ou habilitação equivalente, com habilitações profissionais para a docência nos seguintes grupos de recrutamento: 200 (Português e Estudos Sociais/História), 210 (Português e Francês), 220 (Português e Inglês) do 2º ciclo do Ensino Básico; 300 (Português), 310 (Latim e Grego), 320 (Francês), 330 (Inglês), 340 (Alemão) e 350 (Espanhol), do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário; 
b) Titulares de mestrado, licenciatura, ou habilitação legalmente equivalente, que confiram habilitação profissional para a docência na Educação pré-escolar e/ou no 1º Ciclo do Ensino Básico (grupos de recrutamento: 100 e 110).
Número de vagas: 25
Número mínimo de inscrições: 12

Área de Especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências
a) Titulares de Mestrado em Ensino, Licenciatura em Ensino, ou habilitação equivalente, com habilitações profissionais para a docência nos seguintes grupos de recrutamento: 230 (Matemática e Ciências da Natureza), do 2.º ciclo do Ensino Básico; 510 (Física e Química) e 520 (Biologia e Geologia), do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário;
b) Titulares de mestrado, licenciatura, ou habilitação legalmente equivalente, que confiram habilitação profissional para a docência na Educação pré-escolar e/ou no 1º Ciclo do Ensino Básico (grupos de recrutamento: 100 e 110);
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, reconhecido pelo conselho científico do Instituto de Educação, como adequado para a docência nos grupos mencionados em a) e b);
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo conselho científico do Instituto de Educação como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Número de vagas: 25
Número mínimo de inscrições: 12

Área de Especialização em Supervisão Pedagógica na Educação Matemática
a) Titulares de Mestrado em Ensino, Licenciatura em Ensino, ou habilitação equivalente, com habilitações profissionais para a docência nos seguintes grupos de recrutamento: 230 (Matemática e Ciências da Natureza), do 2.º ciclo do Ensino Básico; 500 (Matemática), do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário;
b) Titulares de mestrado, licenciatura, ou habilitação legalmente equivalente, que confiram habilitação profissional para a docência na Educação pré-escolar e/ou no 1º Ciclo do Ensino Básico (grupos de recrutamento: 100 e 110);
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, reconhecido pelo conselho científico do Instituto de Educação, como adequado para a docência nos grupos mencionados em a) e b);
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo conselho científico do Instituto de Educação como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Número de vagas: 25
Número mínimo de inscrições: 12

Área de Especialização em Tecnologia Educativa
Licenciatura, ou equivalente, em Ensino, que confira habilitação profissional para a docência na educação de infância, no ensino básico e no ensino secundário; titulares de Mestrado em Ensino (D.L. nº 43/2007); titulares de licenciatura, ou habilitação equivalente, em Educação/Ciências da Educação ou áreas afins.
Número de vagas: 25
Número mínimo de inscrições: 12

Prazos de candidatura


1ª Fase
De 17 de junho a 06 de julho de 2015
2ª Fase
De 24 de agosto a 07 de setembro de 2015 (vagas sobrantes)

Prazos de inscrição


- Inscrições no 1º ano
De 23 a 30 de julho de 2015
De 24 de setembro a 02 de outubro de 2015  

- Inscrições no 2º ano e reinscrições
De 03 a 08 de setembro de 2015

Informação Adicional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
29-09-2016
Número de Registo:
R/A-Ef 2454/2011/AL01
Data de Registo:
28-03-2014
Validade:
28-09-2022