Descrição
Um dos problemas históricos da formação avançada na área do teatro tem sido a separação da formação prática de intérpretes e técnicos da formação académica de dramaturgos e críticos. Este ciclo de estudos, com perfil único no país, visa responder a esta situação com uma abordagem teórico-prática, formando intérpretes e técnicos que reflectem sobre a sua prática à luz de tendências teatrais e movimentos críticos e, ao mesmo tempo, dramaturgos e críticos com conhecimentos práticos dos constrangimentos e oportunidades do contexto teatral. Os seis laboratórios semestrais do curso constroem um interface cultural sustentado entre a universidade e a comunidade regional.
A opção de integrar o estudo do teatro no âmbito das artes performativas decorre do reconhecimento de que a experiência teatral é, cada vez mais, uma experiência interdisciplinar e intercultural que desafia as fronteiras entre o teatro, a dança, a arquitectura e a música, bem como as fronteiras nacionais.
Acesso a estudos superiores
Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do segundo ciclo (Mestrado)
Saídas profissionais
A Licenciatura em Teatro da Universidade do Minho abriu pela primeira vez em 2012 e oferece uma formação artística de qualidade aos estudantes que pretendem seguir carreiras profissionais no teatro como atores, encenadores, cenógrafos, dramaturgos e críticos. Com este curso, podem ainda escolher seguir a via do ensino, direção de atores, assistentes de encenação, programadores ou produtores teatrais.