Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Licenciaturas e mestrados integrados




Portal UMinho > PT > Ensino > Admissão aos cursos > Licenciaturas e mestrados integrados

 Licenciaturas e mestrados integrados



​​Concurso Nacional de Acesso
A candidatura ao ensino superior público realiza-se anualmente, nos termos do calendário aprovado, através de um concurso nacional organizado pela Direção-Geral do Ensino Superior. Todo o processo relacionado com a avaliação da capacidade para a frequência, bem como com a fixação dos critérios de seleção e seriação dos candidatos à matrícula e inscrição no ensino superior compete à Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Mais informações em: http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Acesso

Concurso Local para a Licenciatura em Música
A candidatura à Licenciatura em Música ministrada pela Universidade do Minho realiza-se anualmente através de um concurso local, nos termos do Regulamento em vigor, consistindo a avaliação da capacidade para a frequência do ciclo de estudos numa prova de aptidão vocacional específica.​
 
Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso
Reingresso é o ato pelo qual um estudante, após interrupção dos estudos num par instituição/curso de ensino superior, se matricula na mesma instituição e se inscreve no mesmo curso ou em curso que lhe tenha sucedido. Mudança de par instituição/curso é o ato pelo qual um estudante se matricula e ou inscreve em par instituição/curso diferente daquele(s) em que, em anos letivos anteriores, realizou uma inscrição, podendo haver ou não interrupção dos e​studos. A candidatura através destes regimes realiza-se anualmente, nos termos do Regulamento em vigor, de acordo com os prazos aí estabelecidos.
Mais informações em: https://alunos.uminho.pt

Concurso Especial para titulares de outros Cursos Superiores
Concurso especial de acesso ao ensino superior que abrange os estudantes que sejam titulares do grau de bacharel, licenciado, mestre ou doutor e que, cumulativamente, satisfaçam os pré-requisitos, quando exigidos pelo par instituição/curso pretendido A candidatura através deste concurso realiza-se anualmente, nos termos do Regulamento em vigor e de acordo com os prazos aí estabelecidos. Os titulares do grau de licenciado que pretendam candidatar-se ao curso de Medicina com Mestrado Integrado da Universidade do Minho sujeitam-se às regras e prazos definidos em Regulamento próprio, divulgado anualmente.                                                                                                       
Mais informações em: https://alunos.uminho.pt​.

Concurso Especial para titulares de Diploma de Especialização Tecnológica
Concurso especial de acesso ao ensino superior que abrange os estudantes que sejam titulares de diploma de especialização tecnológica e que, cumulativamente, sejam titulares das provas de ingresso exigidas e satisfaçam os pré-requisitos, quando exigidos pelo par instituição/curso pretendido. A candidatura através deste concurso realiza-se anualmente, nos termos do Regulamento em vigor e de acordo com os prazos aí estabelecidos.
Mais informações em: https://alunos.uminho.pt.

Concurso especial para titulares de Diploma de Técnico Superior Profissional
Concurso especial de acesso ao ensino superior que abrange os estudantes que sejam titulares de diploma de técnico superior profissional e que, cumulativamente, sejam titulares das provas de ingresso exigidas e satisfaçam os pré-requisitos, quando exigidos pelo par instituição/curso pretendido. A candidatura através deste concurso realiza-se anualmente, nos termos do Regulamento em vigor, de acordo com os prazos aí estabelecidos.
Mais informações em: https://alunos.uminho.pt.

Concurso Especial para titulares das Provas para Maiores de 23 anos
Concurso especial de acesso ao ensino superior que abrange os estudantes que, cumulativamente, sejam maiores de 23 anos, não sejam titulares da habilitação de acesso ao ensino superior, sejam titulares das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a sua frequência do ensino superior, realizadas nas Instituições de Ensino Superior, e satisfaçam os pré-requisitos, quando exigidos pelo par instituição/curso pretendido.  A candidatura através deste concurso realiza-se anualmente, nos termos do Regulamento em vigor e de acordo com os prazos aí estabelecidos.
Mais informações em: https://alunos.uminho.pt.

Concurso Especial para Estudantes Internacionais
Concurso especial de acesso ao ensino superior que abrange os estudantes que não possuam nacionalidade portuguesa, excetuando-se as situações previstas na Lei, e que sejam, cumulativamente, titulares de qualificação que dê acesso ao ensino superior ou de diploma do ensino secundário português ou habilitação legalmente equivalente. A candidatura através deste concurso realiza-se anualmente, nos termos do Regulamento em vigor, de acordo com os prazos aí estabelecidos.