Com a minha participação no programa aprendi que...A tutoria
por pares é um interessante e valoroso processo de integração
dos estudantes na academia que possui um caráter
alternativo/complementar a outros processos de integração. Na minha
breve participação neste programa, compreendi (quase) imediatamente que o
processo de integração personalizado e feito por
pares
é um eficaz mecanismo de debelação das muitas dificuldades que os novos
estudantes encontram quando se iniciam numa nova e diferente etapa de
vida que é a entrada no Ensino Superior.
O que mais me marcou na minha participação no programa foi...O
contato com outras realidades e experiências pessoais que muito me
enriqueceram. Adicionalmente, foi notório o impacto positivo que um
programa deste tipo pode ter num estudante. Como exemplo, posso afirmar
que após poucas sessões assistimos, eu e os meus colegas tutores, a
mudanças interessantes e positivas no modo em como alguns estudantes
inscritos no programa encaravam a integração no «modus vivendi» da
academia.
Palavras-chave associadas ao programa: integração; relacionamento; personalização; solidariedade; e preocupação.