Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Bolsas de estudo




 Bolsas de estudo

bolsas de estudo.jpg

As bolsas de estudo constituem um apoi​o social direto aos estudantes economicamente mais carenciados, cujos agregados familiares não consigam, por si só, fazer face aos encargos inerentes à frequência da Universidade.
 
As bolsas de estudo são cofinanciadas pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado Português no âmbito do POPH.
 
A atribuição das bolsas de estudo é regulamentada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que define os seus montantes e as condições em que os estudantes se podem candidatar. O regulamento de atribuição de bolsas de estudo e o Decreto Lei 70/2010 de 16 de junho estão disponíveis para consulta na página web dos SASUM (www.sas.uminho.pt). As candidaturas são efetuadas em boletim próprio e em datas previamente estipuladas.
 
A decisão de atribuição de bolsa de estudo decorre de um processo de análise às informações prestadas pelo candidato no boletim de candidatura (e respetivos comprovativos), podendo ser ainda complementada por uma entrevista e, em casos que se justifiquem, por uma visita domiciliária feita por técnicos qualificados. Os candidatos que prestem falsas declarações, por inexatidão ou omissão de dados, para além de terem de repor as quantias eventualmente recebidas, incorrem em sanções administrativas, disciplinares e/ou criminais.