Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Siga a UMinho > Detalhe do evento

 Detalhe do evento

Voltar

Comunicado: A Universidade do Minho exprime a sua máxima solidariedade para com o Povo e as Instituições de Ensino Superior da Ucrânia

Fotos
UMinho - logo
Banner
segunda-feira, 28/02/2022
Banner
A Universidade do Minho vem exprimir publicamente o seu total apoio aos nossos estudantes e trabalhadores ucranianos, num momento em que o seu país é vítima de uma agressão militar que põe em causa a sua soberania e o seu direito a viver em liberdade e em paz, representando ainda uma grave violação do direito internacional.

A Universidade do Minho testemunha a sua amizade e solidariedade às comunidades académicas da Ucrânia e a nossa disponibilidade para apoiar as universidades ucranianas em tudo o que nos possa ser solicitado.


Nesta ocasião, a UMinho exprime também o seu apoio ao povo da Ucrânia, lamentando profundamente as vidas perdidas e todo o sofrimento por que o País está a passar.

Num mundo conturbado como o nosso, as universidades têm um papel essencial na promoção da colaboração internacional e da compreensão dos outros, no quadro da diversidade que caracteriza as sociedades contemporâneas.

Estamos certos de que os valores europeus prevalecerão. O Estado de direito e os direitos humanos são fatores essenciais da construção de um futuro melhor para as pessoas, os povos e as nações. Por isso, a Universidade do Minho apela a que todos, em permanência, assumam a defesa destes valores.

Por último, queremos expressar a nossa solidariedade para com as comunidades académicas da Rússia que se pronunciam contra a invasão, continuando corajosamente a dedicar-se à paz, ao diálogo e à cooperação aberta.


O Reitor da Universidade do Minho
Rui Vieira de Castro
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2022