Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Comunidades e Redes > Detalhe do evento

Detalhe do evento

Voltar

Universidades do Minho e Federal de Mato Grosso do Sul estreitam laços na área de História, Arqueologia e Património

Fotos
Foto: UFMS
terça-feira, 30/01/2024
Braga
Foto: UFMS
A Universidade do Minho - através do Instituto de Ciências Sociais (ICS) e da Unidade de Arqueologia (UAUM) - e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no Brasil, assinaram um protocolo de colaboração que visa estabelecer programas de cooperação académica, científica e técnica nas áreas de História, Arqueologia e Património.
O momento decorreu em Braga e incluiu uma reunião a 30 de janeiro de 2024, na sede da UAUM, com a sua diretora e a professora da UMinho responsável pelo acordo, respetivamente Maria do Carmo Ribeiro e Fernanda Magalhães, e ainda o diretor do Laboratório ATRIVM de Estudos Interdisciplinares da Antiguidade da UFMS, Carlos Eduardo da Costa Campos, que é também membro do Grupo de Pesquisa Espaço Interdisciplinar de Estudos da Antiguidade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Brasil.

No encontro foram abordados os resultados dos últimos meses de trabalho, como o estágio de pós-doutoramento de Carlos Eduardo da Costa Campos na UAUM, a participação no mestrado em Arqueologia na UMinho e visitas técnicas a sítios arqueológicos romanos e a espaços museológicos em Portugal e Espanha, além da participação em eventos de arqueologia e património.

Vários projetos em curso

Foram ainda referidos o curso de Desenho de Materiais Arqueológicos, em parceria com o Museu D. Diogo de Sousa, o estágio de pesquisa de Luís Miguel Pereira Lacerda na UAUM, o IV Encontro Nacional do ATRIVM/UFMS - Ensino de História e Mito: desafios e possibilidades, a organização da coletânea “Numisma: Estudos Interdisciplinares sobre Numismática Antiga”, o curso de formação em técnicas e métodos laboratoriais para processos de higienização e catalogação em base de dados de objetos arqueológicos cerâmicos e moedas 2 ArchIs, bem como a produção de podcasts e de animações para fins de divulgação científica e educacional.

Além disso, foi discutido o termo aditivo do protocolo, que visa apoiar o projeto internacional “As moedas Júlio-Claudianas do Museu Histórico Nacional: catalogação e descrição visando a popularização científica do patrimônio numismático através das bases de dados”, mostrando o compromisso das instituições envolvidas na investigação, educação e divulgação do património arqueológico, fortalecendo laços de intercâmbio entre diferentes regiões e culturas.

Os acordos firmados levaram também à afiliação de Carlos Campos como investigador estrangeiro da UAUM e de Fernanda Magalhães e Maria do Carmo Ribeiro como investigadoras estrangeiras do Laboratório e Grupo de Pesquisa no CNPq ATRIVM/UFMS como pesquisadoras estrangeiras.

A UAUM e a cidade de Braga funcionam como uma estação-escola devido à sua ocupação continuada de mais de dois milénios. Estão disponíveis para apoiar a formação de docentes e alunos da UFMS, a participação em escavações e o tratamento em laboratório dos materiais recolhidos nas intervenções arqueológicas. O intercâmbio de especialistas, incluindo docentes, investigadores e técnicos, tem em vista o fomento de atividades de estudo e investigação.

+Info: www.uaum.uminho.pt, www.ics.uminho.pt, lab2pt.net
www.ufms.br/protocolo-de-cooperacao-com-instituicao-de-portugal-fortalece-pesquisa-arqueologica-na-universidade
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2025