Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Comunidades e Redes > Detalhe do evento

Detalhe do evento

Voltar

Desafios éticos em contexto académico em discussão na UMinho

Fotos
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Fórum Ética da UMinho decorre no campus de Gualtar
sexta-feira, 06/12/2024
Auditório A1, Complexo Pedagógico I do campus de Gualtar
Foto: Nuno Gonçalves
Fórum Ética UMinho acontece esta sexta-feira no campus de Gualtar, em Braga
Mais de uma dezena de oradores participaram a 6 de dezembro no Fórum Ética UMinho, que teve como tema “Ética, integridade e compromisso: Desafios éticos no contexto académico”. O Fórum decorreu no auditório A1, no campus de Gualtar, em Braga, teve entrada livre e também podia ser acompanhado em transmissão via streaming no canal YouTube da UMinho. A sessão de abertura foi às 14h00, com o reitor, Rui Vieira de Castro, e a presidente do Conselho de Ética (CEUMinho), Cecília Leão, que promoveu a iniciativa.

Na presente edição, o Fórum Ética UMinho abordou questões em torno desafios éticos relativos à aplicação da Inteligência Artificial (IA) na educação e na investigação, à biodiversidade e conservação da natureza, e ao projeto de revisão 2024 do Código de Conduta Ética da UMinho.

O primeiro painel de trabalho do Fórum, intitulado “Ética e Inteligência Artificial (IA)”, iniciou-se com uma conferência de Helena Machado, professora do Instituto de Ciências Sociais da UMinho, seguindo-se um debate, às 14h30, em torno dos “Desafios Éticos da IA Generativa” e com as intervenções de Manuel João Costa, pró-reitor da UMinho, dos professores António Vicente (Colégio Doutoral da UMinho) e Paulo Novais (Laboratório Associado de Sistemas Inteligentes da UMinho), e dos estudantes Luís Guedes (Associação Académica da UMinho) e Luciana Meneses (CEUMinho).

O Projeto de Revisão 2024 do Código de Conduta Ética da UMinho esteve em discussão a partir das 15h30 num momento que contará com as intervenções do reitor da UMinho e da presidente do CEUMinho. Pelas 16h00 iniciou-se o painel de encerramento, com a apresentação do professor Jorge Paiva, proferida por Helena Freitas, da Universidade de Coimbra (Univ. Coimbra) e CEUMinho. Seguiu-se a conferência de Jorge Paiva, da Universidade de Coimbra, intitulada “Árvores: Vida e Singularidades”. Pelas 17h00 aconteceu o momento “Poesia Dita”, a cargo de José Manuel Mendes, presidente da Associação Portuguesa de Escritores e membro do CEUMinho, que este ano foi em torno do tema “Todo o Mundo é composto de mudança: 500 anos de Camões”. A encerrar o Fórum, pelas 17h15, houve tempo para a “Nota final” a cargo de Manuel Gama, vice-presidente do CEUMinho.

A edição deste ano teve ainda uma sessão de trabalho a anteceder o Fórum. Tratou-se do “Workshop pré-Fórum”, que abordou a “Ética e Inteligência Artificial”, tendo como caso de estudo o “Uso de IA generativa em trabalhos académicos”. Decorreu sob a coordenação de Paula Ludovico (Escola de Medicina da UMinho) e Pedro Teixeira (CEICVS) e moderação dos professores Pedro Albuquerque (CEICSH), Célia Pais, (CEICA) e Nadine Santos (CEICVS).

O Fórum Ética UMinho constitui-se como um espaço de reflexão e debate em torno de temáticas relevantes que correspondem a preocupações crescentes na comunidade académica e científica e é promovido anualmente pelo CEUMinho, contando com o apoio da Reitoria.

* Fotos: Facebook
* Transmissão vídeo (3h48m): YouTube
* Reportagem vídeo (1m38s): YouTube
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2025