Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Comunidades e Redes > Detalhe do evento

Detalhe do evento

Voltar

UMinho homenageia o compositor João Domingos Bomtempo

Fotos
João Domingos Bomtempo
Poster
Programa
Foto: DM-ELACH-UMinho
quarta-feira, 26/11/2025
Av. Central, Braga
Foto: DM-ELACH-UMinho
Procurando celebrar o património musical português, o Centro de Estudos Lusíadas e o Departamento de Música da UMinho promoveram a 26 de novembro uma mesa-redonda e concerto dedicados a João Domingos Bomtempo (1775-1842), por ocasião do 250º aniversário do nascimento deste compositor. A entrada foi livre.

Às 18h00, no salão nobre do Edifício dos Congregados da UMinho, no centro de Braga, Christopher Bochmann e César Viana partilharam a sua reflexão sobre a recuperação e orquestração de obras de Bomtempo, evidenciando o relevo do compositor no seu contexto histórico e problematizando o papel do orquestrador na reconstrução das suas obras.

Às 21h30, na vizinha Basílica dos Congregados, a par com obras de Sousa Carvalho (1745-ca. 1798), Jerónimo Lima (1743-1822) e Francisco Lacerda (1869-1934), foi apresentada a orquestração da "Sonata Op.9, nº 3" de Bomtempo levada a cabo por Christopher Bochmann, que dirigiu também a Orquestra do Departamento de Música da UMinho na circunstância.

Nota biográfica

João Domingos Bomtempo nasceu em Lisboa e foi ativo em Paris e Londres, ganhando notoriedade pelas suas obras para piano e pela introdução do estilo sinfónico clássico em Portugal, com peças como Sinfonia e Requiem à Memória de Camões.

Dirigiu a Escola de Música do Conservatório Nacional, a Sociedade Filarmónica e a Orquestra da Corte (foi professor da rainha D. Maria II), publicou obras pedagógicas e contribuiu na transição do panorama musical luso para padrões mais modernos e internacionais. Tem havido eventos e gravações esporádicos para divulgar as suas composições (concertos, sonatas, fantasias, variações, sinfonias, coros, ópera), que são ainda desconhecidas do público em geral.

* Fotos: Facebook

+Info: www.cel.uminho.pt, dm.elach.uminho.pt
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2026