Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Prémio Victor de Sá




Portal UMinho > PT > Cultura > Prémio Victor de Sá

 Prémio Victor de Sá


O ​Doutor Victor de Sá (1921-2004), antigo Professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, doou à Universidade do Minho, num gesto de grande generosidade e ineditismo, um conjunto significativo de documentos de natureza histórica, política e literária, resultante da sua atividade de investigação e intervenção pública, textos memorialísticos ainda inéditos bem como os direitos de autor relativos às obras que constituem a sua vasta bibliografia. Essa documentação encontra-se depositada na Biblioteca Pública de Braga, onde está a ser objeto de tratamento, de modo a permitir a sua rentabilização científica e a continuidade dos trabalhos do Prof. Victor de Sá. ​

A doação dos direitos de autor, e ainda a de uma avultada verba de dinheiro, destinaram-se a permitir a criação de um Prémio de História Contemporânea, a atribuir anualmente pela Universidade do Minho, através do seu Conselho Cultural, de acordo com um regulamento próprio. O objetivo primordial deste Prémio, o qual a partir de 2006, por decisão do Conselho Cultural se passou a denominar Victor de Sá de História Contemporânea, é o de incentivar a produção de trabalhos no âmbito da História Contemporânea de Portugal, (a partir de 1820), a jovens investigadores cuja idade não ultrapasse os 35 anos. O Prémio que foi instituído em 1991, tornou-se o Prémio nacional de maior prestígio para investigadores em História Contemporânea.

Este Prémio foi reconhecido como de manifesto interesse cultural pela Secretaria de Estado da Cultura, o que lhe permite ser abrangido pela Lei do Mecenato Cultural. Neste momento, está já a ser apoiado por diversas entidades públicas e privadas, encontrando-se aberto ao contributo de outras instituições​ me​c​enas e entidades interessadas em incrementar o estudo da história contemporânea portuguesa.

​​​