Descrição
O plano de estudos está organizado em dois ramos de especialização, compreendendo um tronco comum no 1º semestre. Os ramos de especialização identificam-se com duas grandes áreas de intervenção em Ambiente:
”Energia e “Monitorização e Remediação Ambiental”. As Unidades Curriculares (UC) do tronco comum são obrigatórias e inserem-se nas áreas científicas da Biologia, Física, Geologia, Matemática e Química. Os ramos de especialização desenvolvem-se a partir do 2º semestre. Cada ramo compreende UC obrigatórias e opcionais específicas, do domínio das Ciências do Ambiente e outros, de modo a conferir as competências próprias de cada um e, assim, gerar o respetivo perfil de formação. O carácter integrador do Mestrado é ainda reforçado pela existência, no 2º semestre nos dois ramos, de uma opção que pode ser escolhida de entre várias UC que funcionam no conjunto dos ramos.
No seu conjunto, o Mestrado possui um corpo docente qualificado e empenhado. São utilizadas metodologias de ensino e aprendizagem que estimulam o trabalho independente e cooperativo dos alunos, os quais poderão usufruir de um conjunto de infraestruturas adequadas e de equipamentos informáticos modernos. A utilização de aulas laboratoriais e de campo são uma metodologia de ensino que é transversal à maioria das UC do mestrado.
Resultados de aprendizagem
O grau de mestre é conferido aos que demonstrem:
1. Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão a um nível que:
1.1. Sustentando-se nos conhecimentos obtidos ao nível do 1º ciclo, os desenvolva e aprofunde;
1.2. Permitam e constituam a base de desenvolvimentos e ou aplicações originais, em muitos casos em contexto de investigação;
2. Saber aplicar os seus conhecimentos e a sua capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com a sua área de estudo;
3. Capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem;
4. Ser capazes de comunicar as suas conclusões, e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades;
5. Competências que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo.
Objetivos adicionais, específicos, um por cada ramo:
Energia
- Compreender tecnologias de energia renovável;
Monitorização e Remediação Ambiental
- Desenvolver programas de monitorização, remediação e valorização ambiental.
Acesso a estudos superiores
Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do 3º Ciclo (Doutoramento).
Saídas profissionais
As saídas profissionais possíveis para os graduados neste curso são variadas, consoante o ramo de especialização, nomeadamente empresas públicas e privadas relacionadas com o Ambiente e o setor energético. A integração no mercado de trabalho pode fazer-se em áreas como a consultoria e serviços ambientais, atividades de produção e setor da energia.