Descrição
O Mestrado em Negócios Internacionais tem como principal objetivo dotar os alunos das competências necessárias para a conceção, implementação, acompanhamento e avaliação de estratégias empresariais internacionais, articulando as variáveis externas com as áreas funcionais das empresas.
As unidades curriculares que integram o plano de estudos permitem que os estudantes dominem os atuais métodos de avaliação quantitativa e qualitativa para apoiar a tomada de decisões multicritério em organizações complexas. Estão também desenhadas para permitir o desenvolvimento de habilidades interpessoais, nomeadamente em grupos com composição internacional.
A estrutura curricular, bastante flexível, é composta por 120 ECTS. O 1.º semestre é composto por 4 unidades curriculares (UC) de 7,5 ECTS cada, das quais 3 são obrigatórias. O 2º semestre é composto por 4 UC de 7,5 ECTS cada, das quais apenas 1 é obrigatória. No 2º ano o estudante realiza uma dissertação, um projeto ou um estágio e o respetivo relatório, sob a orientação de um professor.
O corpo docente é qualificado, empenhado e jovem, doutorado em algumas das melhores universidades europeias e norte-americanas. São utilizadas metodologias de ensino e aprendizagem que estimulam o trabalho independente e cooperativo dos alunos, os quais poderão usufruir de um conjunto de infraestruturas adequadas e de equipamentos informáticos modernos. A ligação entre a perspetiva académica e a realidade empresarial e dos negócios é promovida através da participação em seminários.
Resultados de aprendizagem
Este mestrado tem como principais objetivos:
1. Descrever os fatores determinantes do comportamento dos agentes económicos em geral e dos decisores empresariais em particular, assim como o impacto das suas decisões na economia e nas empresas;
2. Explicar a intervenção dos estados e das organizações multilaterais na economia através da regulação económica, da política de concorrência, ou outras, e as formas de reação das organizações empresariais direta ou indiretamente afetadas;
3. Descrever e interpretar o funcionamento das instituições, processos e políticas públicas empresariais;
4. Identificar, interpretar e analisar informação relevante relativa a um problema e avaliar formas alternativas de ação em função dos cenários potenciais;
5. Formular, implementar, acompanhar e avaliar estratégias empresariais internacionais;
6. Dominar os atuais métodos de avaliação quantitativa e qualitativa para apoiar a tomada de decisões multicritério em organizações complexas;
7. Analisar e avaliar potenciais mercados externos, tanto para o abastecimento de matérias-primas e bens intermédios, como para o escoamento de produções de bens e serviços;
8. Estudar diferentes estruturas organizativas, desenhar planos de negócio internacional, construir e apresentar projetos de investimento internacional e outros tipos de envolvimento nos mercados externos.
Acesso a estudos superiores
Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do ciclo seguinte (Doutoramento).
Saídas profissionais
Entre os empregadores potenciais de Mestres em Negócios Internacionais contam-se empresas já internacionalizadas ou em fase de internacionalização, dos mais diversos setores de atividade; Associações empresariais em setores exportadores; Agências públicas de apoio à exportação; Empresas no estrangeiro (nacionais ou estrangeiras).
O Mestrado em Negócios Internacionais garante ainda uma formação especializada a alunos que pretendam desenvolver-se profissionalmente, como empresários, em diversos setores de atividade económica, bem como aos que desejam prosseguir a sua formação académica.