Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho




Portal UMinho > PT > Ensino > Oferta Educativa > Cursos Conferentes de Grau

Design de Comunicação de Moda (Mestrado) 2021/2022

Voltar


Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Misto
Local:
Campus de Azurém, Guimarães (UM)
Área científica predominante:
  • Design

Contactos


    Escola de Engenharia
    Campus de Azurém
    4800-058 Guimarães

    Tel: +351 253510179 / 253510160 Fax: +351 253510178
    E-Mail: cp@eng.uminho.pt
    URL: http://www.eng.uminho.pt

Descrição


O Mestrado em Design de Comunicação de Moda fornece aos alunos uma formação sólida em negócios de Moda e sua Comunicação. O negócio de Moda é um negócio de Comunicação. O desempenho das marcas de moda depende do desenvolvimento e implementação de planos de comunicação integrada coerentes e eficazes.
O objetivo do curso é o de permitir aos profissionais de Design de Moda, Design de Comunicação, Merchandising de Moda, Comunicação Social, entre outros, desenvolver competências em Design de Comunicação de Moda. Esta área de competência é fundamental para profissionais envolvidos na promoção de marcas de moda, eventos de moda (nacionais e internacionais) e também em comunicação social especializada.
O Mestrado em Design de Comunicação de Moda percorre o Design de Comunicação de Moda I (integrando conteúdos do Design Gráfico e o Multimédia), o Design de Comunicação de Moda II (integrando conteúdos do Design de Produto e Ambientes), o Merchandising de Moda e o Marketing, que são articulados entre si de forma multidisciplinar ao longo do programa de estudos.
Utiliza metodologias de ensino/aprendizagem com caris essencialmente práticos (ensino por projetos), que estimulam o trabalho independente e cooperativo dos estudantes, garantindo assim a aquisição de competências necessárias ao sucesso dos seus mestres no mercado de trabalho.

Resultados de aprendizagem


O Mestrado ao Design de Comunicação de Moda, qualifica o estudante que:
1. Articular e aplicar os conhecimentos avançados e de vanguarda em Design de Comunicação de Moda e Marketing, que correspondente às necessidades de criação de produtos de comunicação e de marcas de moda diferenciados, exaltando o alto valor acrescentado dos produtos trabalhados, com impacto sobre a sustentabilidade das empresas da cadeia de valor da Indústria Têxtil e Vestuário (ITV) e moda nacional;
2. Dinamizar a formação de equipas multidisciplinares com competências estruturadas e integradas para a comunicação de moda.
3. Examinar o processo de dinâmica de mercados e criação de marcas e sua comunicação no setor da moda têxteis e de vestuário, que correspondam a novas oportunidades de mercado e/ou à criação de valor real para os seus públicos-alvo.
4. Avaliar as condições de desenvolvimento de atividades de I&D na área de Marketing e Design de Comunicação de Moda, tendo em conta as especificidades dos domínios do conhecimento que a integram.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do 3º ciclo (Doutoramento).

Saídas profissionais


O perfil do curso tem contribuído para tornar o mestrado numa referência na formação do domínio da Comunicação de Moda em Portugal, o que é visível pela rápida e bem sucedida integração dos seus graduados no mercado de trabalho, do sector têxtil, vestuário, calçado e moda.
Os graduados do Mestrado em Design de Comunicação de Moda estão habilitados para desenvolver a sua atividade de uma forma independente como profissionais liberais, nomeadamente em gabinetes de projetos de design de comunicação de moda, estilismo, edição de moda, etc..

Acesso


30

Vagas

12

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

Critérios de Ingresso


Podem candidatar-se à matrícula no Curso os licenciados em Design e Marketing de Moda, Design de Vestuário, Design de Moda, Comunicação, Engenharia Têxtil e em áreas afins, ou os titulares de habilitações legalmente equivalentes. Excepcionalmente, em casos devidamente justificados, poderá ser admitida a candidatura à matrícula a outros candidatos, cujo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base.

Informação Adicional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
26-06-2016
Número de Registo:
R/A-Ef 2471/2011/AL01
Data de Registo:
15-05-2017
Validade:
30-07-2021

  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2024