Descrição
O Mestrado Integrado em Engenharia Física visa dar aos formandos uma formação básica em que se podem realçar 3 pontos fortes:
1) Formação base transversal sólida em física, matemática e engenharia.
2) Perfis únicos de formação avançada, dispositivos com INL e fis. informação, área estado-da-arte de tecnologia aplicada.
3) Competências de avaliação, intervenção e investigação em contexto aplicado.
Os três primeiros anos, designados de Ciclo Básico, que conferem o grau de Licenciado em Engenharia Física, centram-se no estudo da Física e da Matemática e da sua aplicabilidade à engenharia, nomeadamente à engenharia de eletrónica e informática, garantindo assim a aquisição de competências em Cálculo, Física e em tópicos de Engenharia, necessárias na prossecução de estudos.
O Ciclo Aplicado, correspondendo aos dois últimos anos, confere o grau de Mestre em Engenharia Física, permite aos formandos seguir um dos dois percursos distintos: Dispositivos, microssistemas e nanotecnologias; ou Física da Informação.
O percurso dos dispositivos, microssistemas e tecnologias tem vindo a introduzir novos paradigmas no desenho, fabrico e modelização de materiais e dispositivos, que são estruturados em escalas extremamente reduzidas. Nesta escala, as leis da Física entram em novos regimes e muitas das regras de engenharia convencional têm de ser reavaliadas, de modo a permitir a obtenção de propriedades e desempenhos que vão para além do estado da arte. As aplicações incluem sensores e dispositivos biomédicos de diagnóstico e cuidados de saúde, atuadores, lasers, computadores quânticos e sistemas de geração de energia. A especialização deste percurso terá uma componente nas áreas tradicionais de desenvolvimento dos processos de fabrico, materiais, sensores e atuadores, entre outros, e uma outra no estudo das ferramentas e técnicas de micro e nanofabricação e nanomateriais. A colaboração com o Laboratório Ibérico de Nanotecnologia (INL) permite o acesso a tecnologias de ponta, com o foco no desenvolvimento de novos produtos na área da nanobiotecnologia e nanoeletrónica, entre outras.
O percurso da Física da Informação é um dos campos mais recentes da Física, campo que surgiu a partir dos esforços para entender como se poderia utilizar a mecânica quântica para aumentar a potência da computação. Surpreendentemente, sistemas quânticos podem resolver certos problemas matemáticos e computacionais muito mais rapidamente do que é possível com sistemas clássicos. Trata-se de um percurso único nos pais, que forma engenheiros numa área emergente e que irá ter grande importância a curto-médio prazo. Os primeiros alunos a saírem com esta formação terão emprego garantido no mercado de trabalho. É único porque não há mais formação a nível de mestrado integrado em física da informação.
Possui um corpo docente qualificado, empenhado, doutorado em algumas das melhores universidades europeias e norte-americanas. São utilizadas metodologias de ensino e aprendizagem que estimulam o trabalho independente e cooperativo dos alunos, os quais poderão usufruir de um conjunto de infraestruturas adequadas e de equipamentos informáticos modernos. Nos últimos dois anos do curso são feitos alguns seminários sobre assuntos específicos de cada um dos percursos escolhidos pelos formandos.
Resultados de aprendizagem
O Engenheiro Físico será capaz de aplicar abordagens científicas e de engenharia para uma ampla variedade de novos problemas, que não seria possível com um grau em ciências ou em engenharia tradicional. Espera-se que os alunos depois dos 5 anos de formação tenham as seguintes competências:
1. Exibir forte capacidade na resolução de problemas, liderança, trabalho em equipa e comunicação.
2. Ser efetivamente um engenheiro/investigador multidisciplinar.
3. Demonstrar competência em Cálculo, Física, e em tópicos de Engenharia na área de especialização.
4. Utilizar ferramentas e sistemas interdisciplinares, que associem técnicas experimentais modernas e técnicas de computação, na sua área de especialização.
5. Utilizar Sistemas de Controlo e Automação.
6. Estar preparado para a prática profissional depois de obtido o grau.
7. Ter capacidade de fazer uma aprendizagem independente e um desenvolvimento profissional continuado.
8. Ter consciência e compreensão da ética profissional.
Acesso a estudos superiores
Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do 3.º Ciclo (Doutoramento).