Descrição
A formação dos licenciados em Engenharia Química e Biológica, com uma forte componente em Engenharia Química, visa formar "Engenheiros de Processo" para indústrias onde predominem os processos biológicos, químicos ou físico-químicos. As suas áreas de intervenção específica situam-se em domínios multidisciplinares das Ciências e Tecnologias Biológicas e Químicas, nas Indústrias de Fermentação, Farmacêutica e Agroalimentar, na Indústria Química e nas áreas Biomédica e Ambiental.
A formação do licenciado em Engenharia Química e Biológica assenta:
- numa sólida formação em ciências de base afins aos domínios da Engenharia Química e Biológica;
- num profundo conhecimento das unidades curriculares da área, combinando adequadamente aspetos teóricos e práticos;
- na implementação de novas metodologias de ensino-aprendizagem.
Resultados de aprendizagem
O Licenciado em Engenharia Química e Biológica deverá atingir os seguintes objetivos gerais de aprendizagem:
1. Demonstrar conhecimentos abrangentes nas Ciências de Base nomeadamente nas áreas da química, biologia, matemática, física e programação/computação;
2. Demonstrar conhecimentos específicos das Ciências de Engenharia Química e Biológica, nomeadamente nas áreas da mecânica de fluidos, termodinâmica química, equilíbrio de fases, processos de separação, economia, simulação e otimização de processos, e reatores químicos e biológicos;
3. Aplicar os conhecimentos adequados na análise de projetos de processos químicos e biológicos, integrando os aspetos relacionados com gestão e controlo de qualidade;
4. Evidenciar criatividade, pro-atividade e capacidade de comunicação, bem como a atualização permanente de conhecimentos;
5. Revelar capacidade de liderança e capacidade de trabalhar em equipa e em rede, com consciência de cidadania e atuação ecossustentável.
Acesso a estudos superiores
Os Licenciados em Engenharia Química e Biológica ficarão habilitados a prosseguir estudos de 2.º ciclo na mesma área de formação (ou área afim) conducente à obtenção do grau de mestre.
Saídas profissionais
A Licenciatura em Engenharia Química e Biológica visa formar profissionais para a indústria com processos químicos, físico-químicos e biológicos.
A formação adquirida permite definir um perfil de Licenciados em Engenharia Química e Biológica com uma grande diversidade de saídas profissionais, incluindo:
- Indústrias alimentares com processos fermentativos (cerveja, vinho, lacticínios, …)
- Indústrias alimentares com processos essencialmente físicos ou físico-químicos (bolachas, massas, sumos, óleos alimentares, ...)
- Indústria farmacêutica (antibióticos, esteroides, ...)
- Indústrias da celulose, dos curtumes, da cortiça, da madeira.
- Indústrias químicas, em geral (orgânicas e inorgânicas).
- Indústrias de água, estações de tratamento de água (ETA'S) e estações de tratamento de águas residuais (ETAR'S).
- Empresas de gestão e tratamento de resíduos sólidos.
- Laboratórios de análises.
- Empresas de consultadoria em engenharia de processos químicos e biológicos.
- Empresas de comercialização de material científico e tecnológico para laboratórios e indústrias químicas e biológicas.