Descrição
A Licenciatura em Ciências da Comunicação oferece uma abordagem à Comunicação no quadro mais geral das Ciências Sociais e Humanas e visa constituir-se como uma introdução aos saberes e práticas do exercício das várias profissões específicas da Comunicação. Fornece instrumentos teóricos, técnicos e metodológicos para compreender e questionar as dinâmicas sociais, económicas, políticas, profissionais, deontológicas e éticas da Comunicação atual, para uma intervenção empreendedora, eficaz e responsável nessas realidades.
Esta dupla abertura à compreensão crítica das sociedades e culturas atuais, ao papel da comunicação nestes contextos e às práticas profissionais, instaura um diálogo permanente, de relação dinâmica, entre reflexão e ação.
Assim, são fornecidas introduções aos saberes e práticas específicas em três áreas de Comunicação - Informação e Jornalismo; Publicidade e Relações Públicas; Audiovisual e Multimédia - para um percurso profissionalizante ou de investigação científica, que poderá ser complementado nos ciclos seguintes em Ciências da Comunicação.
Nos primeiros três semestres da Licenciatura, todos os estudantes têm contacto com as áreas da Comunicação disponíveis, tanto de âmbito teórico como prático, promovendo a transversalidade destes conteúdos em correspondência com a transversalidade das profissões/áreas no mercado e, assim, uma melhor preparação para o mercado de trabalho profissional. Deste modo, possibilita-se ao estudante uma primeira abordagem às três áreas da Comunicação por forma a melhor fundamentar a preferência e motivações pessoais por uma delas, numa opção a tomar no início do quarto semestre.
Escolhido um dos percursos de formação no âmbito da Comunicação, e até ao final da Licenciatura, serão lecionadas Unidades Curriculares específicas de Atelier e de Projeto, orientadas a uma lógica de especialização para maior aprofundamento da aprendizagem em áreas mais restritas, correspondendo à crescente exigência colocada pelo exercício das profissões a elas associadas.
Resultados de aprendizagem
1. Promover a compreensão crítica do posicionamento estratégico das Ciências da Comunicação, em particular, e das Ciências Sociais e Humanas, em geral, no quadro das sociedades e culturas contemporâneas;
2. Fornecer instrumentos teóricos e metodológicos para compreender e questionar as dinâmicas sociais, económicas, políticas, profissionais, deontológicas e éticas da Comunicação atual, para uma intervenção empreendedora, eficaz e responsável nessas realidades;
3. Desenvolver a capacidade de compreensão e concetualização dos saberes e práticas das várias áreas específicas da Comunicação, por forma a permitir o ulterior acesso à atividade de investigação ou de refinamento de competências profissionais;
4. Fornecer conhecimentos, aptidões e competências teórico-práticas atendendo às especificidades dos três percursos de formação no âmbito da Comunicação: Informação e Jornalismo; Publicidade e Relações Públicas; Audiovisual e Multimédia;
5. Desenvolver competências académicas que visam estimular a leitura e reflexão crítica, bem como a análise de fenómenos comunicativos;
6. Conferir acrescidas competências de cariz mais tecnológico nos diversos percursos de formação, para análise, produção e criação dos média comunicacionais, tendo por fim a recriação de situações aproximadas ao universo profissional;
7. Potencializar capacidades de decisão e de aplicação real dos conteúdos apreendidos na licenciatura em contexto de projetos socioprofissionais concretos.
Acesso a estudos superiores
Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos dos ciclos seguintes (Mestrado, Doutoramento).
Saídas profissionais
A estruturação em três percursos de formação no âmbito da Comunicação configura um potencial alargado de empregabilidade. Em consonância com um dos percursos escolhido, constituem áreas de abrangência profissional:
- Informação e Jornalismo: Jornalista (Imprensa, Rádio, Televisão, Online); Produtor de Conteúdos Informativos
- Publicidade: Diretor Criativo; Planificador de Meios; Contacto (Account/Gestor de Clientes); Redator
- Relações Públicas: Diretor de Comunicação; Técnico de Protocolo; Técnico de Relações Públicas; Assessor de Imprensa; Gestor de Imagem; Produtor de Eventos
- Audiovisual: Realizador; Assistente de Realização; Produtor; Guionista; Anotador; Criador de conteúdos
- Multimédia: Animador 2D/3D; Designer de Interação; Gestor de Produtos Multimédia; Guionista de Multimédia; Designer de Jogos.