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Design e Inovação de Produtos Têxteis e Acessórios (Mestrado) 2023/2024

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Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Misto
Local:
Campus de Azurém, Guimarães (UM)
Área científica predominante:
  • Design Têxtil e Moda

Contactos


    Diretor de Curso
    Hélder Manuel Teixeira Carvalho
    mdm@det.uminho.pt
    Tel: 510276

    Coordenador Académico de Mobilidade
    Rosa Maria Castro Fernandes Vasconcelos
    rosa@det.uminho.pt
    Tel: 510292 /517178

    Escola de Engenharia
    Campus de Azurém
    4800-058 Guimarães

    Tel: +351 253510179 / 253510160 Fax: +351 253510178
    E-Mail: cp@eng.uminho.pt
    URL: http://www.eng.uminho.pt

Descrição


O Mestrado em Design e Inovação de Produtos Têxteis e Acessórios propõe a especialização superior pós-graduada em diversas áreas ligadas à indústria de moda e técnicos nas áreas têxtil e acessórios. As unidades curriculares abrangem todo o espectro destas aplicações, com unidades curriculares opcionais que permitem ao estudante adquirir competências adicionais, representando uma mais valia na sua formação. É dada especial ênfase ao desenvolvimento de projetos práticos, desenvolvidos individualmente ou em grupo.
Os designers formados neste curso atuarão na criação de produtos/marcas diferenciados, de alto valor acrescentado, com impacto sobre a sustentabilidade das empresas. Terão um papel relevante na formação de equipas multidisciplinares com competências estruturadas, transversais e integradas para gerir todo o processo de conhecimento de mercado e criação dos produtos e marcas que correspondam a novas oportunidades de mercado e/ou à criação de valor real para os seus públicos-alvo. Os profissionais formados neste curso desempenharão ainda um papel fundamental no desenvolvimento de atividades de I&D na área do Design e Inovação de Produtos Têxteis e Acessórios, tendo em conta as especificidades dos domínios do conhecimento que a integram.

Resultados de aprendizagem


1. Proporcionar formação avançada e de vanguarda em Design e Inovação de Produtos Têxteis e Acessórios, correspondente às necessidades de criação de produtos/marcas diferenciados, de alto valor acrescentado, com impacto sobre a sustentabilidade das empresas;
2. Dinamizar a formação de equipas multidisciplinares com competências estruturadas e integradas para gerir todo o processo de conhecimento de mercado e criação dos produtos e marcas que correspondam a novas oportunidades de mercado e/ou à criação de valor real para os seus públicos-alvo;
3. Criar condições de desenvolvimento de atividades de I&D nas áreas de em Design e Inovação de Produtos Têxteis e Acessórios, tendo em conta as especificidades dos domínios do conhecimento que a integram e a forte representação industrial na região.
4. Formar profissionais que, para além de uma forte componente científica e tecnológica nas áreas específicas do curso, sejam capazes de integrar equipas de trabalho em áreas afins e desenvolver-se profissionalmente de forma autónoma e robusta.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do 3º ciclo (Doutoramento), nomeadamente em Design de Moda e de Produto, Marketing, Branding, e afins.

Saídas profissionais


Designers de produto, gestores de produto, gestores de marketing, gestores de comunicação e imagem em empresas da cadeia têxtil/vestuário/acessórios ou afins. Gestores de atividades I&D relacionadas com o desenvolvimento de produto, estudo do mercado e de abordagens ao Marketing. A sua formação permite ainda a sua adaptação ao desenvolvimento de produto e intervenção em marketing noutras áreas industriais.

Acesso


30

Vagas

12

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais..

Critérios de Ingresso


Podem candidatar-se à matrícula no Curso
- Os licenciados em Design e Marketing de Moda, Design de Vestuário, Design de Moda, Engenharia Têxtil, Marketing e em áreas afins, ou os titulares de habilitações legalmente equivalentes;
- Os titulares de um grau académico superior estrangeiro nas áreas referidas conferido na sequência de um primeiro ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios de Bolonha por um Estado aderente a este processo;
- Os titulares de um grau académico superior estrangeiro nas áreas referidas que seja reconhecido pelo CC/CTC da UOEI como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado;
- Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional nas áreas referidas que seja reconhecido pelo CC/CTC da UOEI como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Informação Adicional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
07-02-2023
Número de Registo:
R/A-Ef 2472/2011/AL02
Data de Registo:
19-03-2023
Validade:
30-07-2027

  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
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