Numa altura em que se assiste à complexificação e reconfiguração do sistema escolar, as questões da liderança ganham uma centralidade acrescida na regulação das organizações escolares e dos processos educativos. A racionalização da rede escolar, em particular, a constituição dos agrupamentos de escolas e as múltiplas formas de controlo e prestação de contas a que estas organizações estão submetidas, requerem processos de gestão e liderança plurais e mais articulados com os projetos político-educativos de âmbito organizacional e local.
Atendendo a que as ofertas de formação especializada nesta área são insuficientes face às atuais exigências profissionais, em muitos casos vertidas em meros tópicos de unidades curriculares de formações de 2º ciclo, a realização deste curso constitui uma oportunidade para aprofundar e alargar a abordagem das lideranças escolares às diversas escalas, contextos e níveis de análise, em diálogo com resultados de pesquisas recentes sobre a realidade educativa portuguesa e internacional.
O curso breve “Lideranças Escolares” apresenta como principal objetivo desenvolver competências no domínio da gestão e liderança das organizações escolares, tendo como referência o enquadramento político do sistema educativo nos seus diversos patamares (transnacional, nacional, regional e local) e as especificidades culturais e organizacionais das escolas e agrupamentos de escolas. A contextualização política, cultural e organizacional revela-se fundamental à compreensão das condições do exercício da liderança nas suas múltiplas expressões (direção e gestão de escolas/agrupamentos, coordenação pedagógica, dinamização de projetos, liderança de equipas) e ao seu papel no desenvolvimento democrático da educação.