Descrição
O bullying e a vitimização são fenómenos universais que são reconhecidos e estudados internacionalmente. Investigadores em todo o mundo, preocupados com estes comportamentos e com o seu impacto na sociedade, conduzem investigações no sentido de clarificar causas, concomitantes e consequências destes comportamentos.
Neste contexto, as finalidades do curso são desenvolver competências nos profissionais de educação para observar, registar e definir projetos de intervenção, tendo em atenção os níveis macro, meso e micro de intervenção com o envolvimento de participantes diversos nomeadamente docentes, não docentes, alunos e encarregados de educação.
Resultados de aprendizagem
- Conhecer os conceitos e problemáticas relacionadas ao bullying e comportamentos desafiantes na escola;
- Conhecer os efeitos dos comportamentos desafiantes ao longo do ciclo de vida;
- Ser capaz de observar e realizar registos sobre os comportamentos de bullying;
- Ser capaz de diferenciar os comportamentos de bullying de outros comportamentos que fazem parte do desenvolvimento da criança e adolescente;
- Apresentar competências psicopedagógicas que permitam desenhar uma intervenção com vista à prevenção ou redução de comportamentos de bullying e comportamentos desafiantes.