Descrição
Este curso procura fornecer conhecimentos e treinar estratégias de ação em áreas relacionadas com a liderança e gestão de pessoas, equipas e organizações, destinando-se a profissionais onde estes aspetos são particularmente importantes, nomeadamente gestores e decisores nos mais variados contextos de ação. De facto, a importância destes profissionais conhecerem os mecanismos psicológicos e comportamentais associados à liderança eficaz pode traduzir-se numa maior possibilidade de pessoas, equipas e organizações potenciarem o seu funcionamento e alto rendimento. Para tal, torna-se essencial que gestores e responsáveis organizacionais dominem os princípios da liderança eficaz e o modo como podem potenciar os processos de influência positiva sobre pessoas, equipas e organizações. Neste sentido, este curso visa colmatar uma lacuna frequentemente observada na formação de gestores e responsáveis organizacionais relacionada com o menor domínio dos aspetos humanos e relacionais nos contextos de trabalho, por comparação ao domínio dos aspetos técnicos e funcionais das tarefas a realizar. De facto, é reconhecido que a valorização da componente humana nos locais de trabalho é essencial à produtividade laboral e à eficácia organizacional, a par da criação de ambientes de trabalho que estimulem as potencialidades e o bem-estar dos trabalhadores. Tendo por base esta valorização do fator humano no trabalho, este curso visa dotar os participantes de uma capacidade de monitorização dos estilos de liderança, uma capacidade de potenciarem as suas ideias de liderança bem como uma capacidade de ajustarem a liderança às condições de exercício da liderança.
Resultados de aprendizagem
Este curso tem como principal objetivo estimular a compreensão do fenómeno da liderança e promover a capacidade de liderar pessoas, equipas e organizações.
Assim, este curso tem os seguintes resultados de aprendizagem:
1. Identificar os fundamentos teóricos e empíricos da liderança.
2. Avaliar a prontidão pessoal para a liderança.
3. Formular ciclos positivos de liderança.
4. Assumir estilos positivos de liderança.
5. Controlar os fatores antecedentes da liderança.
6. Formular e aplicar planos de liderança.